- Por Marisilda Silva
- Published on :
- 0
Terça-feira, 4 de outubro de 2022
Deu na imprensa
Da Perseu Abramo – O presidente da República volta a lançar mão da máquina pública federal em benefício próprio para sua reeleição e joga o tudo ou nada na disputa presidencial. Dois jornais abordam como o Palácio do Planalto se movimenta para angariar apoio nas camadas populares. Folha: Por voto, governo acelera Auxílio Brasil e planeja 13º. E no Estadão: Bolsonaro antecipa pagamento de Auxílio; Lula busca o centro.
Os outros temas a merecer manchetes dos principais jornais brasileiros têm a ver com a costura de apoios – o Globo: Lula espera apoio de Ciro e Tebet; Bolsonaro tenta fechar com Zema — e o Valor com a reação do mercado financeiro diante do resultado de domingo: Resultado do primeiro turno anima mercados domésticos.
Custeio de piso da enfermagem será votado na terça (4); categoria organiza ato em Brasília
Segundo federação, capital receberá caravanas de todas as regiões na quarta-feira (5). No Brasil de Fato.
Lula: “Quem teve a vitória que tivemos, seguramente aumentará no 2º turno”
Lula se mostra confiante na vitória e lembra que, mesmo abusando da máquina pública, Bolsonaro foi rejeitado: “É a primeira vez que alguém que é presidente perde no primeiro turno”. No PT Lula Presidente.
Nas últimas 5 eleições, PT sempre obteve ao menos 40% dos votos em disputa no 2º turno
Para sair vencedor no próximo dia 30 de outubro, Lula não poderá perder os votos já obtidos no 1º turno, além de conquistar mais 19% dos eleitores de outros candidatos. Na RBA.
Eles publicaram fake news até o limite do horário permitido e depois
O bolsonarismo continuou mentindo até o limite do horário que o TSE permitia postar conteúdos que poderiam influenciar os resultados da eleição. No sábado, 1/10, após as 19h, a revista Veja postou uma fake news sobre Lula, dizendo que ele teria uma dívida com a Receita Federal, o que é mentira, pois o ministro Gilmar Mendes, do STF, suspendeu as dívidas que ele teria por multas resultantes dos processos da Lava Jato.
Outro reduto bolsonarista, o site O Antagonista publicou por volta do mesmo horário uma notícia falsa relacionando Lula e o PCC. O TSE já havia proibido que notícias falsas associando Lula e o PCC circulassem. E mesmo assim eles fizeram a postagem. Os advogados do ex-presidente Lula entraram com representação e a Justiça determinou que mais de 300 perfis excluíssem a notícia. No site Lula.
Quando Bolsonaro admitiu que quase abortou Jair Renan
Bolsonaristas acusam Lula de ser a favor do aborto, o que não é verdade; Bolsonaro, no entanto, já admitiu em entrevista que quase abortou seu quarto filho. Na Fórum.
CONSELHO DE ÉTICA |
Conselho de Ética e Decoro Parlamentar
Quarta-feira, 5/10, às 11h, no plenário José Bonifácio.
Na pauta, 12 itens, entre eles o que trata da juntada representações e/ou denúncias em desfavor do deputado Douglas Garcia (Republicanos), por quebra de decoro parlamentar.
Deputado pelo PT: Enio Tatto.
OFÍCIOS |
OFÍCIO S/Nº – Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – Em cumprimento ao inciso VI do artigo 20 da Constituição Estadual, disponibiliza linque de acesso à cópia integral dos autos do TC-4345.989.21-4, que cuidam das contas prestadas pelo governador do Estado de São Paulo, relativas ao exercício de 2021, apreciadas na 1ª sessão extraordinária do Tribunal Pleno, realizada no dia 29/6/2022, com trânsito em julgado em 27/9/2022.
PROJETOS |
PL 579/2022 – Dep. Maurici (PT) – Autoriza o Poder Executivo a criar a Delegacia de Polícia de Proteção à Criança e ao Adolescente.
DECRETOS |
DECRETO 67.144/2022 Declara de utilidade pública, para fins de instituição de servidão administrativa pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP, a faixa de terra onde está implantado o coletor tronco, parte integrante do Sistema de Esgotamento Sanitário – S.E.S., no Bairro do Guarapiranga, Município de São Paulo, e dá providências correlatas.
DECRETO 67.145/2022 Declara de utilidade pública, para fins de desapropriação pela Eixo SP Concessionária de Rodovias S/A, a área necessária à implantação da Parada de Carga Excepcional – PCE 04 no km 145+894m da Rodovia SP-255, no Município de Brotas, e dá providências correlatas.
DECRETO 67.146/2022 Introduz alterações no Regulamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – RICMS.
DECRETO 67.147/2022 Dispõe sobre abertura de crédito suplementar ao Orçamento Fiscal na Secretaria de Governo, visando ao atendimento de Despesas Correntes e de Capital.
DECRETO 67.148/2022 Dispõe sobre abertura de crédito suplementar ao Orçamento Fiscal no Instituto Pesos e Medidas Est. SP-IPEM/SP, visando ao atendimento de Despesas com Pessoal e Encargos Sociais.
DECRETO 67.149/2022 Dispõe sobre abertura de crédito suplementar ao Orçamento Fiscal na Universidade de São Paulo-USP, visando ao atendimento de Despesas Correntes e de Capital.

Terça-feira, 4 de outubro de 2022