- Por Marisilda Silva
- Published on :
- 0
Informativo PT Alesp Quinta-feira, 31 de agosto de 2023
Presidente da Alesp responde questão de ordem da Federação PT/PCdoB/PV sobre indicação ao TCE-SP
O Diário Oficial do Estado publicou nesta quinta-feira, 31/8, resposta da presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo a questão de ordem apresentada pelo líder da bancada da Federação PT/PCdoB/PV, deputado Paulo Fiorilo, referete à indicação para as vagas ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo pelo legislativo.
O comunicado informa que:
1) a presidência da Alesp receberá as indicações de nomes, para ocupar o cargo de conselheiro do TCE-SP até três dias úteis após a publicação de ofício do tribunal comunicando a vacância (Ofício GP 2.712/2023 publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo – Poder Legislativo, de 31/8/2023, p. 2);
2) Mesa Diretora da Alesp consubstanciará em projeto de decreto legislativo a indicação do nome que obtiver o maior número de apoiamento das deputadas e dos deputados, observados os requisitos constitucionais;
3) será realizada arguição pública no plenário da Alesp, em sessão pública, antes de se iniciar a discussão e votação do projeto;
4) por força de precedentes até então adotados, o projeto de decreto legislativo não figura em pauta e, portanto, não receberá emendas, não haverá audiência de comissão e será incluído na Ordem do Dia dentre as proposições em regime de prioridade para efeito de discussão e votação;
5) o plenário da Alesp deliberará, aprovando ou rejeitando o projeto de decreto legislativo, por maioria simples de votos, presentes, no mínimo, 48 parlamentares, com voto público, como determina o § 2º do artigo 10 da Constituição do Estado;
6) aprovado o projeto de decreto legislativo e promulgado o decreto legislativo, o presidente da Alesp oficiará ao governador para que proceda à nomeação do indicado; se rejeitado o projeto, será aberto novo prazo para apresentação de novas indicações.
No Diário Oficial do Estado de São Paulo – Poder Legislativo, de 31/8/2023, p. 1.
Leia Nota da Bancada: PT divulga posição sobre indicação ao Tribunal de Contas
Governo Tarcísio de Freitas: morosidade do STF favorece regularização de terras griladas
Processos que estabelecem compra de terras devolutas por até 90% de desconto estão aptos para a conclusão do acordo. No Brasil de Fato.
Deputado pede explicações sobre demissão de secretário que denunciou irregularidades no governo de SP
O deputado estadual Paulo Fiorilo (PT) pediu esclarecimentos ao governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) sobre as irregularidades denunciadas que levaram à exoneração do denunciante. Na RBA.
Material didático produzido pela gestão Tarcísio diz que capital de SP tem praia e que Dom Pedro II assinou Lei Áurea
Material ainda diz que a água pode transmitir Parkinson e Alzheimer. Erros estão em conteúdos produzidos pela Secretaria de Estado de Educação, dirigida por Renato Feder. No Brasil247.
Governo gastará R$ 62 milhões para acelerar estudos de privatização do metrô
Contratação do IFC, instituição vinculada ao Banco Mundial, deverá estudar a estruturação técnica e financeira para a concessão das linhas metroviárias. Estudos terão duração de 48 meses. No blog Metrô CPTM.
‘Não mandei ninguém adulterar nada’, diz G. Dias ao negar omissão em relatório da Abin
Ex-ministro do GSI rechaçou a suspeita de ter mandado fraudar um documento enviado ao Congresso. Na CartaCapital.
Bolsonaro, Michelle, Wajngarten e Marcelo Câmara ficam em silêncio em depoimento à PF
O depoimento dos quatro envolvidos no escândalo das joias terminou em menos de uma hora, depois que todos informaram que não responderiam às perguntas. No Brasil247.
Efeito Lula: país tem recorde de 43,6 milhões de trabalhadores com carteira assinada
Segundo o Caged, 142,7 mil postos foram criados em julho. Já o IBGE aponta desemprego de 7,9% no trimestre encerrado em julho, o menor desde 2014. No PT Nacional.
Governo apresenta Orçamento pressionado por aperto de contas e promessas de campanha
Haddad garantiu gastos iguais às receitas, mas economistas dizem que meta pode atrapalhar projetos sociais. No Brasil de Fato.
Comissão do Senado aprova projeto que inclui quilombolas na Lei de Cotas
A Lei de Cotas tem revisão prevista para este ano; o projeto segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. No Alma Preta.
Eleições de 2024: Defender o projeto democrático popular e fortalecer o Governo Lula
Veja a Resolução do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) sobre as eleições municipais de 2024. No PT Nacional.

Audiência pública sobre combate ao trabalho escravo urbano doméstico e na costura
Em missão à cidade de São Paulo, o Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) realizou na Assembleia Legislativa de São Paulo, nesta quinta-feira, 31/8, às 14h, audiência pública sobre combate ao trabalho escravo urbano doméstico e na costura. Desde o dia 27/8, o conselho realiza a escuta de trabalhadoras/es e de pessoas refugiadas que atuam como costureiras/os e no trabalho doméstico, vítimas do trabalho escravo urbano. A iniciativa foi do deputado Paulo Fiorilo.

Informativo PT Alesp Quinta-feira, 31 de agosto de 2023