Mais um dia de trabalhos das deputadas e dos deputados do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo, nesta quarta-feira, 4/9. É o PT no combate aos retrocessos e na luta por avanços para o povo paulista.
UNIVERSIDADES SOB ATAQUE
Na sessão da CPI das Universidades Públicas desta quarta- feira (4/9), foi aprovado requerimento da líder do PSDB, Carla Morando, que pede às três universidades estaduais, USP, Unicamp e Unesp, a relação de todas as pesquisas realizadas no últimos oito anos. A aprovação desse requerimento se deu pouco antes do depoimento do ex- reitor da Unicamp José Tadeu Jorge, que atuou de 2013 a 2017. Na oitiva, o ex-reitor respondeu a questionamentos sobre os parâmetros legais que definem os salários da Unicamp. Ele explanou sobre o processo de estruturação dos salários, com a publicação de decretos dos governos estaduais que os normatizaram a partir de 1970.
CAMPANHA DE DESQUALIFICAÇÃO
O reitor da Unesp, Sandro Roberto Valentini, compareceu à Comissão de Ciência e Tecnologia, nesta quarta-feira (4/9), para fazer a prestação de contas do quadrimestre, conforme prevê a Constituição Estadual. Ele falou sobre a crise financeira que atinge as universidades estaduais e destacou a expansão da Unesp, a queda da arrecadação do ICMS e o impacto do pagamento de inativos como principais fatores das dificuldades pelas quais a universidade atravessa. A deputada Beth Sahão disse ao reitor que a bancada governista da Assembleia tem trabalhado para desacreditar e desvalorizar a gestão, as atividades e a produção das três universidades paulistas, que se tornaram alvo de uma CPI na Casa.
AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA EM RISCO
A deputada Professora Bebel disse ao reitor da Unesp, Sandro Roberto Valentini, que a autonomia universitária está em risco. Ela comentou que a crise que afeta as universidades insere-se no contexto geral da crise econômica, mas que estas sofrem, particularmente, ataques de setores interessados em esvaziar seu papel na inclusão social e seu caráter público e gratuito. A parlamentar também se disse preocupada com a baixa procura dos cursos de licenciatura, reflexo da desvalorização da atividade docente no país e dos baixos salários dos professores no Estado.
PARTICIPAÇÃO SABOTADA
Na Comissão de Finanças e Orçamento, o deputado Paulo Fiorilo pediu que fosse retirado da pauta o projeto de resolução do deputado Douglas Garcia (PSL) que pretende instituir o Serviço de Defesa contra o Abuso da Liberdade de Ensinar. Fiorilo também levantou o debate sobre os vetos que o governador João Doria impõe ao efetivo funcionamento das audiências públicas sobre o Orçamento do Estado. O parlamentar destacou a ausência recursos para que estas audiências ocorram em todas as regiões do Estado e a falta de compromisso com o acolhimento das reivindicações feitas pela população na lei orçamentária.
CIÊNCIA NO PARLAMENTO PAULISTA
A deputada Beth Sahão promoveu hoje a primeira feira de Ciências na Alesp. A iniciativa mostra a importância das áreas de tecnologia e ciência e faz embate ao governo de Doria, que só pensa em vender, eliminar, sucatear e desqualificar os institutos de pesquisa no Estado de SP. A parlamentar, junto com a bancada petista, deseja que esses equipamentos fiquem sob cuidados da administração do Estado, pois produzem conhecimento e novas tecnologias fundamentais, cada um numa área, para a sociedade paulista e o restante do país. A brava resistência dos profissionais de pesquisa, mesmo com todas as ações de Doria para desqualificar esses trabalhadores, foi hoje valorizada pela iniciativa da parlamentar.


#AoVivo
A deputada Professora Bebel diz a reitor da Unesp que autonomia universitária está em risco.
A parlamentar comenta que a crise que afeta as universidades insere-se no contexto da crise econômica, mas que estas sofrem ataques de setores interessados em esvaziar o papel delas na inclusão social e seu caráter público. Assista.
AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA EM RISCOProfessora Bebel diz a reitor da Unesp, Sandro Roberto Valentini, que a autonomia universitária está em risco. Ela comenta que a crise que afeta as universidades insere-se no contexto da crise econômica, mas que estas sofrem ataques de setores interessados em esvaziar seu papel na inclusão social e seu caráter público.
Publicado por PT Alesp em Quarta-feira, 4 de setembro de 2019
#AoVivo
A deputada Beth Sahão faz perguntas a reitor da Unesp e afirma que bancada governista da Assembleia Legislativa trabalha para desacreditar e desvalorizar atividades e produção das três universidades paulistas.
#AoVivo UNIVERSIDADES PAULISTAS SOB ATAQUEA deputada Beth Sahão faz perguntas a reitor da Unesp, Sandro Roberto Valentini, e afirma que bancada governista da Assembleia trabalha para desacreditar e desvalorizar a gestão, as atividades e a produção das três universidades paulistas.Valentini compareceu a Comissão de Ciência e Tecnologia, nesta quarta-feira (4/9) para fazer a prestação de contas do quadrimestre, conforme prevê a Consituição Estadual.
Publicado por PT Alesp em Quarta-feira, 4 de setembro de 2019
#AoVivo
A deputada Beth Sahão comenta a importância da primeira feira de Ciências na Assembleia Legislativa de SP. Acompanhe.
#AoVivoA deputada Beth Sahão comenta a importância da primeira feira de Ciências na Assembleia Legislativa de SP. Acompanhe.
Publicado por PT Alesp em Quarta-feira, 4 de setembro de 2019
