“A cultura é a base para que a gente se una e ao mesmo tempo é a nossa identidade”, ressaltou a deputada Professora Bebel, presidenta da Comissão de Educação e Cultura, da Assembleia Legislativa de São Paulo, durante a entrega do VII Prêmio Inezita Barroso, em solenidade ocorrida na sexta-feira, 1/3.
O ator, cantor e compositor brasileiro, Jackson Antunes, recebeu o prêmio pela defesa que faz da música caipira de raiz, esteve ao lado da deputada Bebel na entrega das homenagens e interpretou canções que foram sucesso na voz de Inezita Barroso.
O autor do projeto que instituiu, em 2016, Prêmio Inezita Barroso, o ex-deputado Marcos Martins (PT), participou do ato solene deste ano, que homenageou 20 representantes da cultura genuinamente popular.
Por indicação de Bebel, receberam o prêmio o Grupo Seresteiros da Viola, de Taquaritinga, e o apresentador Luiz Rocha, que há mais de 30 anos produz o programa Brasil Caipira, transmitido atualmente no Canal Rural.
Por indicação do deputado Simão Pedro, os projetos Caipira (2004), Mais Caipira (2009) e Ainda Mais Caipira (em produção) desenvolvidos pela cantora paulista Suzana Salles, o tenor brasiliense Lenine Santos e o violeiro mineiro Ivan Vilela, também foram homenageados. O deputado Reis entregou o prêmio à dupla Juninho Lima e Marcel, das cidades de Nova Odessa e Sumaré.
O criador, roteirista e apresentador do programa Moda de Viola, exibido na TV Educativa de São Carlos, José Ângelo, foi homenageado por iniciativa da deputada Márcia Lia. Também esteve presente à solenidade, o deputado Donato, que homenageou Cícero Almeida, o Ciceronni, que integrou o Teatro Popular União e Olho Vivo e estabeleceu, em Mairiporã, projetos de preservação da musicalidade caipira de raiz e sertaneja.
Indicada pela deputada Beth Sahão, Alex Marli recebeu o prêmio pela preservação do legado de seu pai, Tião Carreiro, considerado o maior violeiro do Brasil, eternizado também pela potência de sua voz e por suas composições com Pardinho. O compositor, arranjador, fundador e regente da Orquestra de Viola Caipira de São Bernardo do Campo, Leandro de Abreu, foi indicado pelo deputado Teonilio Barba.
Assista à íntegra da solenidade de entrega do VII Prêmio Inezita Barroso.
Foto: Alesp.
