Seminário debate causas e efeitos do endividamento público no Brasil
Seminário debate causas e efeitos do endividamento público no Brasil

Deputado Marcolino, Conacate e Sinafresp promovem evento com pesquisadores e especialistas em finanças públicas e política fiscal.

Nesta quinta-feira, 24/4, o deputado Luiz Claudio Marcolino (PT), a Confederação Nacional das Carreiras e Atividades Típicas de Estado (Conacate) e o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo (Sinafresp) promovem na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) o seminário O endividamento no Brasil, quem é o responsável?.

O evento será das 8h30 às 17h, no auditório Teotônio Vilela, é gratuito, aberto ao público em geral e fornecerá certificado. O seminário tem como objetivo apresentar uma análise técnica e acessível sobre o endividamento público do país e dos estados. A proposta é evidenciar, com base em dados históricos (2002–2024), que o crescimento da dívida pública está relacionado majoritariamente a empréstimos, financiamentos e precatórios judiciais.

“Com a participação de diferentes análises dos convidados para o evento, vamos discutir as causas do endividamento, os efeitos causados na economia e também a ideia de que os servidores públicos seriam os principais responsáveis pelo aumento da dívida”, afirma o deputado Marcolino que é economista e membro da Comissão Parlamentar de Administração Pública e Relações do Trabalho.

A programação está dividida em dois grandes painéis. No período da manhã, o Painel 1 – Trajetória do endividamento público e privado, terá a participação de economistas, auditores fiscais e parlamentares com amplo histórico de atuação na área fiscal e econômica. À tarde, o Painel 2 – O que pode ser feito para mudar o cenário atual do endividamento brasileiro, reunirá especialistas em finanças públicas, economia, direito e segurança.

Entre os palestrantes, estão confirmados  Cristina Helena de Mello (PUC-SP / Universidade Paris 1); Ângelo de Angelis (FGV / Afresp / Febrafite); deputado Luiz Claudio Marcolino (PT-SP); Devanir Zuliani (Sinafresp); Maria Lúcia Fattorelli (Auditoria Cidadã da Dívida); Paulo Kliass (especialista em políticas públicas); Gilson Delgado Miranda (TJSP / PUC-SP) e André Pereira (ADPESP).

De acordo com a Conacate e o Sinafresp, o evento ressaltará que compreender a dívida pública é essencial para construir soluções sustentáveis e justas para o equilíbrio fiscal, sem comprometer direitos trabalhistas nem a qualidade dos serviços públicos.

Outras informações podem ser obtidas com a assessoria de comunicação do deputado estadual Luiz Claudio Marcolino, pelos telefones: (11) 3886-6650 ramal 8547; (19) 99505-0371, com Adriana Ferezim; (11) 99280-3015, com Susan Araújo; e (11) 96844-4941, com Guilherme Rodrigues.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *