O Projeto Meninos e Meninas de Rua existe há mais de três décadas e é uma verdadeira referência quando se trata de transformar a realidade de crianças e jovens em situação de rua. No entanto, uma sombra de incerteza e preocupação paira sobre essa importante iniciativa, pois o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB), entrou com uma ação arbitrária que coloca em risco a continuidade do projeto.
Com uma trajetória marcada por dedicação e amor ao próximo, o Projeto Meninos e Meninas de Rua tem sido uma luz na vida de inúmeras crianças e jovens vulneráveis. Diariamente, uma equipe comprometida de profissionais e voluntários trabalha incansavelmente para oferecer um ambiente seguro, acolhedor e de apoio a essas vidas em situação de vulnerabilidade. Ao longo dos anos, o projeto se tornou um exemplo de sucesso, proporcionando educação, cultura, lazer e acompanhamento socioemocional.
“São mais de 30 anos atendendo milhares de crianças e adolescentes com orientação, formação para a cidadania, atividades e oficinas pedagógicas, esportivas, culturais e acompanhamento familiar. Na pandemia, mais de 300 famílias foram assistidas com cestas básicas mensalmente.Precisamos fortalecer esses projetos e não destruí-los!”, afirmou o deputado estadual Luiz Fernando (PT).
Apesar da importância do projeto, a 9ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo negou recurso da Defensoria Pública e validou o pedido da prefeitura de São Bernardo para desapropriar a sede do Projeto Meninos e Meninas de Rua de São Bernardo, localizada na rua Jurubatuba, 1.610, no centro do município.
O despejo dependerá da publicação da decisão do órgão colegiado e da ordem da juíza Ida Inês Del Cid, da 2ª Vara de Fazenda Pública de São Bernardo, responsável pela decisão de reintegração de posse em primeira instância. A defesa da entidade informou que entrará nos próximos dias com recurso contra a decisão.
Petição contra despejo
Em resposta a essa situação, a comunidade se une pela revisão dessa decisão e pela garantia de que o Projeto Meninos e Meninas de Rua possa continuar brilhando como uma estrela de esperança na vida de tantos jovens. Até o momento, mais de 85 mil pessoas assinaram o abaixo-assinado contra o despejo. Para assinar a petição, acesse https://www.change.org/p/morandoorlando-suspenda-o-despejo-do-projeto-meninos-e-meninas-de-rua-em-s%C3%A3o-bernardo-do-campo-pmmrua-oprojetofica.

A juventude precisa de mais projetos e não que suprimam o que existe.O governo de SBC precisa entender que cada jovem que é salvo das ruas representa um ganho para o municipio em todos os sentidos.Vamos salvar os nossos jovens. Eles representam o nosso futuro.