No dia 16 de outubro, quando se comemora o Dia Mundial da Alimentação, foi lançada na Assembleia Legislativa de São Paulo a Frente Parlamentar do Ciclo Alimentar Saudável, uma iniciativa do deputado Simão Pedro (PT).
A atuação de Simão Pedro sempre teve um forte apelo para a defesa do meio-ambiente, a agroecologia e a diminuição do uso de agrotóxicos. Quando secretário de Serviços, na gestão do prefeito Fernando Haddad, na capital de São Paulo, Simão ampliou a coleta seletiva no município e implantou os centros de compostagem. Mas, agora, diz o parlamentar, estamos num momento decisivo. Por isso, a proposta de reunir parlamentares de vários partidos, e não só de São Paulo, pesquisadores, movimentos e entidades na discussão e ação em defesa de um ciclo de alimentação saudável para o Estado.
Na abertura do ato de lançamento, Luiz Marques, pesquisador da Unicamp, fez uma apresentação falando dessa urgência de ação em favor da alimentação saudável, com base no seu livro, intitulado Decênio Decisivo, que reúne uma quantidade imensa de dados que estão na fronteira do conhecimento acerca dos impactos das mudanças climáticas sobre a vida na Terra, apontando o futuro mais do que preocupante que virá caso não se rompa com os pilares do capitalismo contemporâneo, e elencando as possibilidades de ação imediata para evitar que a catástrofe seja ainda maior.
Debate amplo
Além de Eduardo Suplicy, deputadas e deputados estaduais, participaram do lançamento da Frente as vereadoras petistas Professora Juliana, de Americana, em São Paulo, e Flora Salles, do município de Parati no Rio de Janeiro.
Uma última mesa, do ato de lançamento da Frente, trouxe experiências de alimentação saudável, no campo e a cidade, com a participação de Paulo Rodrigues, do Comunidade Sustenta a Agricultura (CSA) de Atibaia; José Alberto Nunes, da Unisol; Miriam Nobre, da Sempre Viva Organização Feminista; Nina Orlow, da Aliança Resíduo Zero Brasil; e Guilherme Nafalski, coordenador de Projetos de Saúde no Instituto Cordial.
Entre os institutos, entidades e movimentos que se agregaram à proposta da Frente, estiveram presentes: Felipe Pedrazzi, presidente da Associação Brasileira de Compostagem; Nadine Marques, representando a cátedra Josué de Castro da Faculdade de Saúde Pública da USP; Carlos Eduardo Pelegrini, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP); Vânia Cabrera, do Conselho Regional de Nutrição; Marijane Vieira Lisboa, do Movimento Ciência Cidadão; Luciana Itikawa, do Instituto de Estudos Avançados da USP; Adriana de Nanã, do Projeto Cabaça; Delwek Matheus, da direção estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Também participaram do encontro Leonardo Pillon, representando o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), e a presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea/SP).
Foto: Alesp.
