Frente Parlamentar debate futuro das universidades públicas de São Paulo

Representantes de instituições federais e estaduais estarão presentes

A Frente Parlamentar em Defesa das Instituições Públicas de Ensino, Pesquisa e Extensão do estado de São Paulo promove debate sobre o futuro das universidades públicas na próxima quinta-feira (19), na Alesp. Coordenado pela deputada Beth Sahão (PT), o evento contará com as presenças da reitora da Unifesp, Profª Drª Soraya Soubhi Smaili, da presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Flávia Calé e da ex-diretora da UNE e membro do DCE Livre da USP, Luna Zarattini.

Devido a cortes de gastos impostos pelo Governo Bolsonaro, as universidades federais têm tido dificuldades para cumprir os contratos para o seu funcionamento. O objetivo é discutir alternativas para evitar o prejuízo do ensino ofertado, além de analisar o que pode ser feito para assegurar mais recursos para o funcionamento do ensino superior público. Será debatido, também, o Programa Future-se, que o MEC tenta impor às instituições.

A reunião terá representantes do Fórum das Seis, entidade que reúne docentes, servidores e estudantes das três universidades estaduais (USP, Unicamp e Unesp) e do Centro Paula Souza que debaterão a situação das universidades públicas do estado de São Paulo. As restrições orçamentárias mantêm as universidades com a cota-parte de 9,57% sobre a arrecadação do ICMS, apesar de terem havido ampliações nos campus e aumento no número de vagas. Isso sem contar as desonerações de ICMS concedidas aos grandes grupos empresariais, que reduzem sensivelmente o quinhão das universidades. A falta de recursos provocou o congelamento dos salários de professores e servidores por três anos e o corte de verbas para os restaurantes universitários e as políticas de permanência para alunos de baixa renda.

O debate começa às 10h, no auditório Teotônio Vilela, na Alesp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *