O deputado Reis e a deputada Professora Bebel, do PT, e Valdomiro Lopes, do PSB, integrantes da Frente em Defesa do Iamspe, realizaram nesta quinta-feira, 1/9, encontro que reivindicou a constituição de conselho de gestão do do Instituto Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual, com participação paritária do Poder Público e dos servidores.
A previsão do conselho está no PL 1.213/2023, de autoria da deputada Professora Bebel, e é defendida pela Comissão Consultiva Mista do Instituto de Assistência Médica ao Servidor, que foi representada no debate por José Luís Moreno Prado Leite.
O deputado Reis destacou a urgência da abertura de concurso público para reposição de servidores no quadro do Iamspe e de requerimento de informação encaminhado ao governo do Estado, e ainda não foi respondido, sobre o orçamento do instituto.
Presente à audiência pública, o diretor técnico do Hospital do Servidor Público Estadual, Marcelo Takano, afirmou apoiar a ideia de constituição de conselho gestor do Iasmpe, com a ressalva de que a tomada de posição frente à proposta é de competência da superintendência do instituto.
Na audiência, Ana Cristina Manente, presidente da Associação de Funcionários do Iamspe, trouxe pautas específicas dos trabalhadores do instituto, como o repúdio à terceirização da enfermagem no HSPE e a vinculação do Iamspe à Secretaria de Gestão e Governo Digital, em virtude do que seus servidores deixam de ser tratados como trabalhadores da saúde.
Ana Cristina Manente tratou também do imediato pagamento do piso da enfermagem, reivindicação que, segundo a deputada Professora Bebel, está incluída na pauta de luta do conjunto de servidores públicos.
Foto: Alesp
