O deputado Emidio de Souza (PT) foi eleito nesta quarta-feira, 19/5, presidente da Comissão de Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
A escolha é motivo de comemoração, na medida que ter na presidência dessa comissão permanente um parlamentar com ligação histórica com a defesa dos direitos humanos ganha um significado especial neste momento que o Estado e o país assistem ao aumento de violações aos direitos humanos.
A Comissão de Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Socitais opina sobre proposições e assuntos que digam respeito aos direitos humanos, inclusive ouvindo pessoas e autoridades que tenham interesse e conhecimento sobre a matéria, e ainda às ações discriminatórias, ao preconceito, à violação da dignidade da pessoa humana e menores infratores e à defesa da cidadania, colaborando com entidades não governamentais nacionais e internacionais que atuem nestas áreas. À comissão permanente do parlamento paulista cabe, ainda, analisar propostas legislativas encaminhadas por pessoa física, associações, órgãos de classe, sindicatos e entidades organizadas da sociedade civil.
“Muito honrado em assumir esse desafio, reitero meu compromisso de trabalhar pela defesa dos direitos de toda a população paulista e também de lutar para impedir retrocessos. Atuo na defesa dos direitos humanos há mais de 40 anos e vejo a Declaração Universal dos Direitos Humanos como um dos documentos mais importantes já redigidos no mundo”, escreveu Emidio de Souza, pelas redes sociais.
