Em coletiva que durou cerca de duas horas, nesta quarta-feira, 27/5, o governador João Doria anunciou o Plano São Paulo que, segundo ele, promove a retomada consciente da economia.
Com a presença do prefeito da capital, Bruno Covas, e o secretário de Saúde do município, além do vice-governador e secretários estaduais, o governador informou que a partir de segunda-feira, 1/6, apenas o Vale do Ribeira, a Baixada Santista e a Região Metropolitana de São Paulo, excetuada a capital, manterão a quarentena.
A partir de junho, prefeitos da capital e dos municípios apontados no mapa pela cor laranja poderão decretar a abertura do comércio, inclusive shopping centers. Nos demais municípios, prefeitos ficam liberados para reabrir inclusive bares e restaurantes e salão de beleza. A retomada de atividades do setor educação e transporte ainda está em fase de estudo.
A situação da capital, o que abre e que se mantém fechado, será abordada em coletiva de imprensa feita amanhã, 28/5, segundo informe do prefeito Covas.
Segundo o governo, a classificação dos municípios paulistas foi dada pela capacidade do sistema de saúde e a evolução da pandemia. Taxa de ocupação hospitalar e a relação de leito UTI para cada 100 mil foram os indicadores considerados para determinar a capacidade do sistema de saúde. O cálculo da evolução da pandemia, segundo o governo do Estado, tomou como base o número de casos, de internação e de óbitos.
Regiões e fases
As fases e o enquadramento das regiões administrativas, segundo o plano apresentado pelo Estado:
Fase 1 – liberação apenas de serviços essenciais, como está agora Regiões: Baixada Santista, Registro (Vale do Ribeira) e Grande São Paulo (sem contar a capital). Abertos somente os serviços essenciais.
Fase 2 – momento de atenção da pandemia com liberações eventuais Regiões: cidade de São Paulo, São José do Rio Preto, Araçatuba, Taubaté, Campinas, Marília, Sorocaba, Piracicaba, São João da Boa Vista, Ribeirão Preto e Franca. Aberto com restrições: atividades imobiliárias, concessionárias de veículos, escritórios, comércio e shoppings.
Fase 3 – momento controlado da pandemia com maior liberação de atividades Regiões: Barretos, Presidente Prudente, Bauru e Araraquara/São Carlos. Aberto com restrições: bares e restaurantes, comércio, shopping e salões de beleza. Aberto sem restrições: atividades imobiliárias, concessionárias de veículos e escritórios.
Fase 4 – momento decrescente da pandemia com menores restrições Regiões: nenhuma. Aberto com restrições: bares e restaurantes, comércio, shopping, salões de beleza e academias. Aberto sem restrições: atividades imobiliárias, concessionárias de veículos e escritórios.
Fase 5 – momento de controle da pandemia e liberação de todas as atividades com protocolos.
Os quadros e mapas apresentados durante a coletiva podem ver visto em: https://bit.ly/2yCv0kY.