Donato propõe programa de segurança aquática para São Paulo
Donato propõe programa de segurança aquática para São Paulo

O deputado Donato é autor do projeto de lei que institui o Programa Estadual de Segurança Aquática, aprovado na Assembleia Legislativa de São Paulo em 27/6.  O objetivo é oferecer treinamento em atividade aquática nas escolas e orientar a população sobre a prevenção de afogamentos, por meio de palestras e campanhas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu o 25 de julho como o Dia Mundial da Prevenção de Afogamento, para dar foco a um problema que é considerado uma pandemia devido a sua amplitude em todo o planeta. Aliando-se a esse movimento, Donato, quando vereador da capital, conquistou a aprovação da Lei municipal 16.384/2016. Agora, no PL 1.617/2023, apresentado ao parlamento estadual, o deputado também propõe a instituição  do mês de novembro como o mês de segurança aquática, para ampliar a campanha de prevenção de afogamentos no período que antecede o início de verão.

“O afogamento é maior causa de mortes acidentais de crianças no Brasil na faixa etária de 1 a 4 anos. Diariamente, quinze pessoas morrem afogadas, sendo que quatro delas são crianças, de acordo com o Relatório Brasil da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), 2023, com compilação dos dados do DataSUS do Ministério da Saúde, ano base 2021”, registra Donato, na justificativa do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *