
Os deputados Paulo Fiorilo e José Américo protocolaram, na última quarta-feira (4/3), um pedido de CPI para investigar o Monotrilho Linha 15 – Prata, que liga a Vila Prudente a São Mateus.
O sistema está paralisado desde o último dia 2/3 devido ao estouro de pneus no sistema, mas vários outros problemas já foram notificados, como a colisão entre trens, queda de peças, estações superlotadas e problemas estruturais.
A empresa canadense Bombardier, fabricante dos trens, foi acionada e recomendou a paralisação de toda a linha, já que as falhas representam risco real de acidente. A população está utilizando o plano emergencial PAESE para se locomover no trajeto entre as estações.
Não é de hoje que se têm notícias de falhas no sistema do monotrilho da região leste, obra iniciada em 2008, na gestão do então governador José Serra. De lá para cá, houve remodelação do ramal, que inicialmente ligaria a Vila Prudente até o bairro de Cidade Tiradentes, e atrasos constantes nas obras.
O sistema, que funciona a uma altura média de 15 metros, não era o que os moradores da região esperavam. Conforme explica o deputado Fiorilo, a luta sempre foi por sistema de transporte de alta capacidade, como o metrô. Diante da negativa do governo, o monotrilho foi anunciado como opção mais barata e de rápida implantação, promessa que também não se concretizou.
“O pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito protocolado na Alesp vai para uma fila de CPIs. Mas esperamos que haja sensibilidade dos deputados. A população está exposta e precisa de respostas”, explica o deputado Fiorilo.
(Texto da assessoria do deputado Paulo Fiorilo)
