Deputado questiona política de Tarcísio na Cracolândia
Deputado questiona política de Tarcísio na Cracolândia

O líder da Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV), na Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Paulo Fiorilo, encaminhou ao Secretário da Saúde, Eleuses Paiva, questionamentos sobre o Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas, que substituiu o Centro de Referência de Álcool Tabaco e Outras Drogas da Cracolândia.

Como aposta para lidar com o tema da Cracolândia na capital paulista, o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) extinguiu neste mês de abril o Centro de Referência de Álcool Tabaco e Outras Drogas (Cratod), que atendia, desde 2002, usuários da região da Luz. No seu lugar, foi inaugurado o Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas, sob administração da Organização Social de Saúde (OSS) Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).

No entanto, informações veiculadas pela imprensa em 17/4, “com depoimentos de pessoas que se submeteram a tratamento especializado, dão conta de uma demora de até 11 dias para abrir vagas de internação dos dependentes químicos que assim o solicitam no Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas”, destaca Fiorilo.

No questionamento ao secretário de Saúde, o deputado quer saber qual o prazo efetivo para a recepção de usuários do serviço de saúde, os motivos da desativação do Cratod e a situação dos servidores que lá trabalhavam. Fiorilo ainda pergunta qual a oferta de vagas em instituições próprias do Estado e em instituições terceiras para tratamento de dependentes químicos e em que medida e em que dimensão essas vagas serão articuladas com o atendimento na rede própria do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio dos Centros de Atendimento Psicossocial (CAPs), mantidos pelas prefeituras, que são responsáveis pela atenção primária de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *