Em relação a outras legislaturas, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar tem sido acionado acima da média histórica. Nesta terça-feira, o órgão deliberou sobre a advertência ao deputado Arthur do Val, conhecido como Mamãe Falei, integrante do DEM, que foi denunciado pelo líder do Bancada do PT, deputado Teonílio Barba.
O líder petista acionou o Conselho, em 26/06, em razão da ofensa que o deputado desferiu contra seus pares durante encaminhamento da votação do Projeto de Lei Complementar 04/2019.
Em suas manifestações, Arthur do Val classificou como vagabundos os deputados que optassem pela votação favorável à propositura e os ameaçou de exposição nas redes sociais, onde o deputado atua como Youtuber.
Na peça encaminhada ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, Barba aponta que a prática de injúria, difamação e falta de decoro parlamentar.
A denúncia foi analisada pelo Conselho de Ética, que tem o deputado Emídio de Souza como representante da bancada petista, que votou com o voto em separado apresentado pelo deputado Campos Machado favorável à advertência ao deputado Arthur do Val.
Emidio lembrou que, em apenas sete meses da atual legislatura, este é a segunda vez que o Conselho de Ética aplica punição a deputado da direita por falta de compostura e ofensa a outros parlamentares.
Espero que o deputado Arthur do Val aprenda à conviver numa casa democrática.
