
Cinco novas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) foram criadas na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) por meio de atos publicados nesta quarta-feira (31/10) no Diário Oficial.
As comissões serão compostas por nove membros principais, chamados “titulares” e outros nove suplentes, com duração limite de 120 dias.
Agora, os deputados estão em fase de indicar e nomear os membros das comissões. Feito isso, passa a valer seus prazos de funcionamento.
Saiba mais sobre as CPIs abaixo.
- LIXÕES E ATERROS SANITÁRIOS
Justificativa: “investigar a real situação dos lixões, aterros sanitários e aterros controlados no Estado e suas consequências para o meio ambiente paulista”.
Autoria: Deputado João Caramez e outros.
- IMIGRANTES EM SP
Justificativa: “investigar o número de imigrantes refugiados estabelecidos no Estado, origem e tempo de chegada, sua condição socioeconômica, distribuição geográfica e necessidades fundamentais, bem como quantas e quais entidades da sociedade civil estão comprometidas e atuam em favor da causa, a fim de colaborar com as políticas de acolhimento e integração desta população”.
Autoria: Deputado Carlos Bezerra Jr.
- EXPLORAÇÃO INFANTO-JUVENIL
Justificativa: “apurar e investigar a exploração infanto-juvenil no Estado de São Paulo”.
Autoria: Deputado Paulo Correa Jr. e outros.
- FAKE NEWS
Justificativa: “investigar o caso das fake news (notícias falsas) que surgem diariamente nas redes sociais, no Estado de São Paulo”.
Autoria: Deputado Edson Giriboni e outros.