Comissão de Relações Internacionais da Alesp recebe cônsul-geral da Itália
Comissão de Relações Internacionais da Alesp recebe cônsul-geral da Itália

A Comissão de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, nesta quarta-feira 25/6, o cônsul-geral da Itália Domenico Fornara para discutir ações de cooperação entre Brasil e Itália que fomentem projetos conjuntos entre os dois países.

No encontro, o cônsul-geral destacou a importância da comunidade ítalo-brasileira em São Paulo, considerada a maior fora do país. Segundo Fornara, cerca de 28% da população do Estado são descendentes de italianos. O cônsul considerou que a Itália e o Brasil, especialmente o Estado de São Paulo, possuem economias bem compatíveis.

Nesse sentido, uma das ações apontadas por ele é o diálogo com autoridades, empresários e instituições locais, a fim de buscar mais oportunidades econômicas e comerciais. Outra medida seria o avanço de polos tecnológicos de pesquisa, por meio do intercâmbio entre as universidades dos dois países. “É necessário reforçar as relações bilaterais, por meio do desenvolvimento de atividades econômicas e culturais”, destacou Fornara.

O cônsul-geral também defende a promoção de cursos para formação de professores de língua italiana nas escolas, centros de educação e prefeituras do Estado. “Isso ajuda os descendentes a se reconectarem com o idioma, além de colaborar para disseminar a língua entre os jovens paulistas”, pontuou. Nesse contexto, o presidente da Comissão, deputado Paulo Fiorilo, sugeriu a realização de parcerias entre o consulado italiano e universidades brasileiras para produzir cursos de educação a distância (EaD.)

No campo cultural uma das intenções destacadas é a difusão de concertos de música italiana pelo interior paulista, a organização de uma semana da culinária italiana em São Paulo. “A ideia é reunir chefs de cozinha de diferentes regiões da Itália”, explicou o cônsul-geral. Ao longo do encontro, os parlamentares também indagaram a respeito das recentes mudanças nos processos de naturalização da cidadania italiana para brasileiros. Também esteve presente à reunião o deputado Luiz Claudio Marcolino que prestigiou a visita do cônsul-geral à Alesp.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *