Em visita às deputadas e aos deputados da Federação PT/ PCdoB/ PV, na Assembleia Legislativa de São Paulo, o ministro da Educação Camilo Santana apresentou o Programa Pé-de-Meia, do governo federal, lançado em São Paulo, nesta quarta-feira, 3/4. Neste ano, o programa deve beneficiar 330 mil jovens paulistas, anunciou o ministro.
Ao trazer a boa notícia para os parlamentares, Camilo também falou das várias medidas planejadas para fomentar a educação no país, tendo em vista o objetivo do governo do presidente Lula de que “nenhum aluno fique fora da escola”.
O Pé-de-Meia é uma iniciativa do governo brasileiro, criada pela Lei 14.818/2024, que oferece incentivo financeiro a estudantes do ensino médio de escolas públicas para estimular a permanência e a conclusão dos estudos, além da participação em exames educacionais nacionais e subnacionais. O programa prevê o pagamento mensal de R$ 200 para estudantes do ensino médio inscritos no CadÚnico, além do depósito de R$ 1.000 para aqueles que passarem de ano — o saldo poderá ser sacado após a conclusão dos três anos dessa etapa.
Serão atendidos pelo programa os estudantes de baixa renda regularmente matriculados no ensino médio das redes públicas, em todas as modalidades, e pertencentes a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
O ministro lamentou que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e de seu secretário Renato Feder, tenham se ausentado do evento de lançamento do Programa Pé-de-Meia, que aconteceu na sede da Secretaria de Estado da Educação, nesta quarta-feira.
O Programa Pé-de-Meia já foi lançado em 19 estados brasileiros com a presença de autoridades do Executivo. O lançamento em São Paulo foi o primeiro a não contar com a presença do governador e do secretário da educação.
Durante a tarde desta quarta-feira, parlamentares do PT criticaram, da tribuna da Assembleia Legislativa, a postura das autoridades estaduais e classificaram a ausência ao lançamento como falta de compromisso do governo Tarcísio com a educação.
“Falta ao governador de São Paulo uma postura de gestão republicana ao não participar do lançamento do Programa Pé-de-Meia, em São Paulo, e deixar de receber o ministro que trouxe recursos para beneficiar os jovens estudantes e contribuir com a redução da evasão escolar”, destacou Luiz Claudio Marcolino.
Também o deputado Dr. Jorge do Carmo registrou seus protestos contra o que chamou de indelicadeza do governador: “lamentamos a falta de respeito do governador ao não receber o ministro que está trazendo recursos para os alunos de São Paulo”.
Foto: Geovana Oliveira
