Os deputados Dr. Jorge do Carmo (PT), Paulo Fiorilo (PT) e Carlos Giannazi (PSOL) promoveram na noite desta quarta-feira, 9/2, audiência pública sobre o acidente nas obras da Linha 6-Laranja do Metrô. Vereadores da capital paulista, representantes de entidades sindicais dos metroviários, dos engenheiros e dos trabalhadores da Sabesp participaram do encontro.
Segundo Jorge do Carmo, que preside a Comissão de Infraestrutura da Assembleia, a audiência é importante para tirar alguns encaminhamentos, porque nem a Alesp, nem os sindicatos e nem a população podem se calar diante dos desmandos do governo Doria. “Fomos visitar o local do acidente, mas quem nos recebeu lá foi o responsável pela segurança. Não havia um técnico ou um engenheiro que pudesse nos responder as várias indagações que temos sobre as causas e as consequências desse acidente. Como a população vai absorver isso e ter segurança e certeza de que não haverá outro acidente como esse? Nossa bancada está propondo a criação de uma CPI para investigar as causas do desabamento e os responsáveis pelo ocorrido.”
Paulo Fiorilo reforçou que é importante discutir o acidente ocorrido em uma obra tocada por uma empresa em uma parceria público-privada (PPP), uma vez que em São Paulo já houve outro acidente ocorrido em uma obra ligada a uma PPP, na Estação Pinheiros da Linha Amarela. “Por isso, é preciso discutir com profundidade. Estivemos na obra e, infelizmente, temos muitas perguntas sem respostas. Na visita que fizemos, o coordenador do Sindicato dos Metroviários, Wagner Fajardo, foi junto, mas não pode ir até o local do acidente porque não permitiram. Precisamos colocar luz e discutir todos os acontecimentos do metrô e essas parcerias público-privadas. Doria ataca os sindicatos. Essa é a política do PSDB, em especial do Doria, que está mais preocupado em entregar obras por conta do processo eleitoral do que em fazer obras que possam ajudar as pessoas.”
Paulo Fiorilo sugeriu a constituição de um grupo, formado por parlamentares, representantes sindicais, técnicos e associações e moradores, para acompanhar a obra da Linha 6 – Laranja e o que está acontecendo por lá.
Assista à audiência pública:
