Alesp celebra a Campanha da Fraternidade 2025: Fraternidade e Ecologia Integral
Alesp celebra a Campanha da Fraternidade 2025: Fraternidade e Ecologia Integral

A deputada Márcia Lia (PT) realizou nesta quarta-feira, 2/4, na Assembleia Legslativa de São Paulo, encontro para celebrar a Campanha da Fraternidade 2025 que, em tempos de urgente crise socioambiental, chama para a reflexão e o compromisso com os valores fundamentais da solidariedade, da justiça social e do cuidado com nossa casa comum, com o tema da Fraternidade e Ecologia Integral.

O evento realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo tem base na Lei estadual 17.766/2023, de autoria da deputada petista, que instituiu o Dia Estadual de Abertura da Campanha da Fraternidade.

Márcia Lia manifestou a esperança de que Campanha da Fraternidade continue a ser um farol de esperança e de compromisso com a justiça, o cuidado com a criação e a fraternidade. Ela saudou com alegria a mesa composta pelo cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo; de Dom Carlos Silva, bispo auxiliar de São Paulo e secretário da regional Sul I da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); dom Rogério Augusto das Neves, bispo auxiliar de São Paulo; padre Luiz Fernando da Silva, secretário-executivo do Regional Sul I da CNBB; Cláudio Lima Vieira, coordenador da Campanha da Fraternidade da Regional Sul I da CNBB; e Meire Silva.

Agradeceu também a presença de dom João Bosco Barbosa de Sousa, bispo diocesano de Osasco; dom Edmilson Amador Caetano, bispo diocesano de Guarulhos; dom Pedro Luiz Stringhini, bispo diocesano de Mogi das Cruzes, representantes das Comunidades Eclesiais de Base e vereadoras da cidade de Itirapina e de Iguaraçu do Tietê.

Especial saudação foi feita às pessoas vindas de várias cidades do Estado de São Paulo: da capital, de Araraquara, Santa Lúcia, Gavião Peixoto, Rincão, Matão, Osasco, Guarulhos e Diadema.

“Estamos no decênio decisivo para o planeta! Ou mudamos, convertemo-nos, ou provocaremos com nossas atitudes individuais e coletivas um colapso planetário. Já estamos experimentando seu prenúncio nas grandes catástrofes que assolam o nosso país. E não existe planeta reserva! Só temos este! E, embora ele viva sem nós, nós não vivemos sem ele. Ainda há tempo, mas o tempo é agora! É preciso urgente conversão ecológica: passar da lógica extrativista, que contempla a Terra como um reservatório sem fim de recursos, donde podemos retirar tudo aquilo que quisermos, como quisermos e quanto quisermos, para uma lógica do cuidado”.

Assista à íntegra do encontro que celebrou a Campanha da Fraternidade 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *