Na ocasião da posse da atual legislatura, a bancada de deputadas e deputados do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo abriu os trabalhos enfrentando manobras e as blindagens do PSDB para protocolar pedidos de CPIs, em especial a que pretendia investigar a Dersa, empresa responsável pela execução de obras viárias que foram objeto de superfaturamentos e fraudes, gerenciadas pelo engenheiro e agente tucano Paulo Viera de Souza, conhecido como Paulo Preto.
Passados quase três anos, a bancada foi surpreendida com o arquivamento do pedido de CPI da Dersa, que já estava na fase de instalação e teve o processo interrompido por conta da medida autoritária e extemporânea do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Carlão Pignatari (PSDB).
Apurações do Ministério Público Suíço apontam que Paulo Preto teria fraudado licitações e participado de formação de cartel em obras do trecho sul do Rodoanel e do Sistema Viário Metropolitano de São Paulo e movimentado, entre 2007 e 2017, R$ 130 milhões em contas na Suíça, que teriam sido utilizadas para pagar propina a políticos e irrigar campanhas eleitorais entre 2010 e 2011.
Apesar dos fartos elementos, dados e até confissões de Paulo Preto em acordo com a Justiça, Pignatari, em um rompante, anulou a instalação da CPI, alegando falta de delimitação do objeto a ser investigado.
A bancada do PT não vai se curvar aos arroubos autoritários do presidente da Assembleia Legislativa e usará todos os meios políticos, jurídicos e regimentais para fazer valer seus direitos e exercer o dever constitucional de fiscalizar e investigar as ações e obras do Poder Executivo.
É inconcebível mais esta manobra, que busca ocultar da sociedade os contornos das operações de Paulo Preto e os beneficiados, além de sabotar a ação parlamentar e amordaçar todos os deputados que apoiaram e assinaram o pedido, além dos integrantes designados para, finalmente, dar os primeiros passos nos trabalhos da CPI.
Deputada Professora Bebel
Líder da bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa de São Paulo
