A CPI da Prevenção de Deslizamentos de Encostas, em funcionamento na Assembleia Legislativa, aprovou, nesta quarta-feira, 21/6, requerimento do deputado Donato (PT) para que seja feita uma diligência a São Sebastião. Ele quer que os membros da comissão inspecionem os locais atingidos pela catástrofe provocada por temporal, no dia 19 de fevereiro, que causou destruição e morte de 64 pessoas.
Outro requerimento apresentado por Donato pede que também seja convidado, para falar à CPI, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, núcleo responsável pela prevenção e gerenciamento da atuação governamental perante eventuais desastres naturais ocorridos em território brasileiro, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Este último requerimento não foi votado, mas apenas lido na reunião. Em virtude de entendimento da presidência da CPI, Fabiana Barroso (PL), também foram apenas lidos os requerimentos apresentados pela deputada Ediane Maria (Psol), que pede laudos da inspeção sobre as condições estruturais das moradias atingidas pelas chuvas em São Sebastião e levantamento de dados, a ser realizado pelo Núcleo de Avaliação Estratégica (NAE), áreas com encostas e riscos para deslizamento e enchentes no município de São Paulo.
De acordo com a presidência da CPI, os requerimento não foram protocolados em tempo hábil para entrar na pauta de votação.
Ainda durante a reunião, Donato insistiu para que não haja por parte da CPI movimentos no sentido de retardar o agendamendo das diligências às áreas do Litoral Norte atingidas pelas tragédias de fevereiro. Assista:
