A Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa recebeu nesta quarta-feira, 14/6, a secretária de Esportes Helena dos Santos Reis, para prestar informações sobre as ações da pasta, conforme prevê a Constituição Estadual.
Na apresentação feita a parlamentares, Helena dos Santos Reis afirmou querer deixar um legado em termos de políticas públicas para o esporte em São Paulo, mas não se referiu diretamente aos baixos recursos destinado à área, apenas 0,1% do orçamento geral do Estado.
A deputada Thainara Farias, representando a Federação PT/PCdoB/PV, manifestou disposição de ser parceira no incentivo do esporte em São Paulo e solicitou informações sobre o percentual de pessoas atendidas pelas políticas estaduais de esporte e também sobre quantos dos atendidos são pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social. Thainara pediu, ainda, dados sobre o futebol de várzea e perguntou se há projetos de ampliação de academias ao ar livre, que atendem preferencialmente idosos nos bairros. A deputada manifestou preocupação com as quadras das escolas da rede estadual.
A secretária Helena dos Santos Reis, uma das primeiras mulheres a ingressar na Academia do Barro Branco, formou-se oficial da Polícia Militar e chegou ao posto de coronel, passando para a reserva em 2020. Ela afirmou que sua equipe fará o levantamento das informações solicitadas e adiantou que as academias ao ar livre estão passando por avaliações técnicas.
Simão Pedro referiu-se ao baixo volume de recursos destinados à Secretaria de Esportes, apenas 0,1% do Orçamento do Estado e apresentou à secretária a proposta que apresentou à Assembleia Legislativa e que institui o Programa de Incentivo ao Esporte Amador do Estado (PL 911/2023), que inclui também a prática por pessoas com deficiências. Ele ainda quis saber como estão os entendimentos do Estado com o Ministério do Esporte do governo do presidente Lula.
De acordo com a secretária dos Esportes, o diálogo com a ministra Ana Moser, dos Esportes, está aberto e que São Paulo participa do Fórum Nacional dos Secretários de Estado de Esportes, que tem como objetivo a discussão de projetos e ações integradas com o Ministério do Esporte, o Congresso Nacional e entidades esportivas.
Fotos: Alesp.
