TEONILIO BARBA
TEONILIO BARBA

Eleito, com 108.071 votos, para seu terceiro mandato de deputado estadual, Teonilio Barba foi primeiro secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), de março de 2023 a março de 2025.

No segundo biênio da 20ª Legislatura (2025-2027), é membro efeitvo da Comissão de Administração Pública e Relações do Trabalho e da Comissão de Infraestrutura. Coordena frentes em Defesa da Economia Popular Solidária e do Cooperativismo; de Apoio ao Programa Minha Casa Minha Vida; e em Defesa de Reforma Tributária Justa/Inclusiva, Aumento do Emprego/Renda.

Teonilio Monteiro da Costa, conhecido como Barba, é deputado estadual, sindicalista e defensor da classe trabalhadora. Nascido em Água Boa, Minas Gerais, mudou-se para São Bernardo do Campo, no ABC paulista, onde construiu sua trajetória pessoal e política. Iniciou a vida profissional ainda criança, como lavador de carros no pátio da Chrysler e catador de recicláveis em frente à Volkswagen, onde começou sua carreira como metalúrgico em 1985. Antes, trabalhou na indústria moveleira.

Em 1990, transferiu-se para a Autolatina – fusão entre Volks e Ford, onde atuou por 25 anos. Foi eleito representante da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), integrou a comissão de fábrica e o Comitê Sindical de Empresa. Foi diretor-executivo, administrativo e financeiro do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Como representante dos trabalhadores na Ford, coordenou negociações que trouxeram a plataforma global para a planta no ABC, garantindo sua permanência na região até 2019.

Barba estudou economia na Universidade Metodista, integrou a bancada de negociação da Federação Estadual dos Metalúrgicos e fundou a Central de Cooperativas e de Empreendimentos Solidários (Unisol Brasil), onde foi diretor-executivo.

Em 2014, foi eleito deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT), sendo reeleito em 2018 e em 2022. Na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), presidiu a Comissão de Administração Pública e Relações do Trabalho, destacou-se na defesa do desenvolvimento econômico, fortalecimento da indústria, geração de emprego, renda e qualificação profissional, ampliando oportunidades e promovendo equidade social.

Barba também atua na construção de políticas públicas em saúde, educação, segurança, transporte, habitação e pautas antirracistas, incluindo a lei que tornou o Dia da Consciência Negra feriado estadual em 2023.

Foi líder da bancada do PT em duas gestões consecutivas (de 2019 a 2021). Assumiu o cargo de primeiro secretário da Alesp, compondo a Mesa Diretora, responsável pelas atividades administrativas e negociações com o sindicato dos trabalhadores do parlamento.

Proposituras destacadas

Lei 17.746/2023 – Determina que o Dia Estadual da Consciência Negra, 20 de novembro, seja feriado estadual.

Lei 17.645/2023 – Institui a Política Estadual de Trabalho com Apoio para Pessoas com Deficiência.

Lei 18.023/2024 – Isenta de taxas a emissão de segunda via de documentos danificados por catástrofes naturais.

Teonilio Barba nas redes: