Reeleito com 142.785 votos, nas eleições de 2022, Enio Tatto foi primeiro secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de São Paulo e líder da Minoria. No segundo biênio da 20ª Legislatura (2025-2027), é membro efetivo das comissões de Transportes e Comunicações; de Finanças, Orçamento e Planejamento e de Assuntos Desportivos. Coordena a Frente Parlamentar pela Melhoria, Modernização, Segurança e Acessibilidade das Linhas da CPTM.
Enio Tatto é o sétimo entre os dez filhos de uma família de descendentes de imigrantes italianos que saiu do Rio Grande do Sul para o Paraná, em 1966, para trabalhar na colheita de soja, e chega em São Paulo, em 1978. Com formação católica e vivência no campo, passa a atuar nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) logo que chega à zona sul da capital, onde se estabelece.
Engajando-se na luta contra a ditadura militar, participa dos movimentos pela anistia e contra a carestia, da Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo e do Comitê Santo Dias da Silva.
Em 1980, participa da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), sendo eleito deputado estadual em 2002. Reelegeu-se mais cinco vezes (2006, 2010, 2014, 2018 e 2022). Em 2010 e 2014 foi o deputado mais votado da bancada do PT.
Na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), foi duas vezes líder da bancada petista e três vezes líder da Minoria. Ocupou, de forma inédita, três vezes o cargo de 1º secretário da Mesa Diretora do Legislativo Paulista.
Atuante nas comissões de Transportes e Comunicações; de Assuntos Metropolitanos e Municipais; de Assuntos Desportivos e de Constituição, Justiça e Redação, é na Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento que Enio se dedica, há quase 20 anos, a fortalecer e acompanhar as audiências públicas realizadas em todas as regiões administrativas, metropolitanas e aglomerações urbanas do Estado. Defensor do orçamento regionalizado e participativo, partiu de Tatto a iniciativa de realizar as audiências para ouvir as demandas e debater com a sociedade o orçamento anual do Estado de São Paulo.
Da produção legislativa para a área de saúde, destacam-se a lei que institui a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a que institui o Serviço Especial Gratuito de Transporte para tratamento de saúde para pessoas com câncer no Estado. No total, tem 51 leis aprovadas.
Proposituras destacadas
Lei 17.158/2019 – Cria a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
Lei 16.883/2018 – Institui o Serviço Especial Gratuito de Transporte para tratamento de saúde para pessoas com câncer no Estado.
Lei 12.136/2005 – Institui o Dia Sem Carro no Estado de São Paulo.
Lei 15.682/2015 – Institui a Semana de Mobilização do Estado de São Paulo para Busca e Defesa de Pessoas Desaparecidas.
Projeto de lei 611/2023 – Cria o relatório temático “Orçamento Mulheres” como instrumento de controle social e fiscalização do orçamento público.
Enio Tatto nas redes:
