
Reeleito deputado estadual com 82.054 votos, Dr. Jorge do Carmo é vice-presidente da Comissão de Habitação, Desenvolvimento e Reforma Urbana e membro efetivo da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais, no segundo biênio da 20ª Legislatura (2025-2027).
Em 2023, atuou na CPI sobre políticas públicas para a prevenção de deslizamentos em encostas. Coordena a Frente em Defesa da População em Situação de Rua.
Natural de Alagoas, a exemplo de milhões de outros nordestinos, Jorge do Carmo veio para São Paulo em 1985, há 40 anos. Iniciou sua atuação militante junto aos movimentos sociais e ajudou a constituir Associação Unificadora de Loteamentos, Favelas e Assentamentos de São Paulo, em defesa da Regularização Urbana e Fundiária de moradias precárias.
Formado em direito, fez e faz da profissão de advogado “ferramenta” em defesa de famílias carentes. Além da assessoria jurídica, dedica-se à luta pela implantação de políticas públicas favoráveis às pessoas sem moradia.
Filiado ao PT desde 1992, foi secretário de Habitação no município de Ferraz de Vasconcelos, onde protagonizou a construção de Unidades Habitacionais e criou Programas como de “Regularização Fundiária”, “Morar Bem” e o “Bem Legal”, com realizações notáveis em favor da população local.
Jorge do Carmo foi chefe de gabinete do vereador Senival Moura. Juntos, construíram uma grande parceria política e militante. Entre 2013-2016, na gestão do prefeito Fernando Haddad, em São Paulo, foi chefe de gabinete na Subprefeitura de Guaianases.
Candidato a deputado estadual pela primeira vez em 2018, Dr. Jorge do Carmo recebeu 61.751 votos. Em 2022, reelegeu-se, com 82.054 votos.
Na Assembleia Legislativa, foi presidente da Comissão de Infraestrutura e líder da minoria. É membro efetivo e vice-presidente da Comissão de Habitação, Desenvolvimento e Reforma Urbana e das comissões de Defesa dos Direitos do Consumidor e de Constituição, Justiça e Redação.
Dr. Jorge também é coordenador de três frentes parlamentares: Frente de Apoio às Vítimas e de Combate às Enchentes na Zona Leste da Capital e Municípios do Alto Tietê, Frente em Defesa da População em Situação de Rua e do Sistema Único da Previdência Social e Frente em Defesa das Famílias Moradoras em Áreas de Risco.
Dr. Jorge do Carmo é autor ou coautor de 49 projetos de lei .
Proposituras destacadas
Lei 18.009/2024 – torna obrigatória a transparência de dados financeiros sobre a arrecadação dos emolumentos.
Lei 17.952/2024 – Institui o “Dia da Caminhada do Silêncio” – em memória e repúdio ao Golpe Militar de 1964.
Lei 17.932/2024 – Institui o “Dia da Cuidadora – Irmã Dulce”, homenagem aos profissionais que cuidam das pessoas em situação de vulnerabilidade.
PL 138/2023 – Autoriza a criação do Fundo Estadual de Apoio a Situações de Desastre, Calamidade e Emergência.
