Beth Sahão
Beth Sahão

Eleita com 65.407 votos, nas eleições de 2022, Beth Sahão é integrante efetiva das comissões de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação, de Saúde, de Assuntos Metropolitanos e Municipais e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no segundo biênio da 20ª Legislatura (2025-2027).

Em 2023, atuou de forma crítica na CPI sobre Transição de Gênero. Ela coordena frente em Defesa das Universidades Públicas e dos Institutos de Pesquisa, e em Defesa das Meninas e Mulheres.

Beth Sahão é formada em psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e mestre em sociologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Na juventude, participou ativamente de grêmios estudantis e movimentos sociais. Trabalhou por dez anos no departamento de recursos humanos de uma usina de açúcar e álcool, em Novo Horizonte, e foi professora efetiva na rede estadual de ensino e no Centro Paula Souza, na região de Catanduva.

Filiou-se ao PT na década de 1980, contribuindo para a organização da legenda nos municípios do noroeste do Estado.

De 1997 a 2002, esteve à frente da Secretaria de Governo da Prefeitura de Catanduva e, no segundo governo do presidente Lula, atuou como assessora especial da então ministra do Turismo Marta Suplicy.

Em 2002, Beth Sahão foi eleita para seu primeiro mandato de deputada estadual, tornando-se a primeira mulher da história do Noroeste Paulista a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Cumpre atualmente seu sexto mandato no parlamento de São Paulo e já presidiu as comissões de Agricultura, de Direitos Humanos e de Educação e Cultura, além de ter sido vice-presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento.

Beth esteve à frente da liderança da Minoria, em 2015, e foi escolhida líder da Bancada do PT, em março de 2018, função que não era delegada a uma mulher desde 1999.

É autora de mais 200 projetos de lei, os quais se inserem na defesa dos direitos das mulheres, crianças e jovens; da saúde pública de qualidade; dos direitos humanos; da redução das desigualdades regionais no Estado; e de mais recursos para as universidades públicas e a pesquisa científica.

Proposituras destacadas:

Lei 15.852/2015 – Dispõe sobre a criação do Fundo Estadual de Combate ao Consumo de Bebidas Alcoólicas por Jovens e Adolescentes e dá outras providências.

Lei 15.666/2015 – Dispõe sobre a inclusão de produtos definidos como orgânicos na merenda escolar das unidades de ensino fundamental da rede pública.

Lei 15.552/2014 – Proíbe a revista íntima dos visitantes nos estabelecimentos prisionais e dá outras providências.

Lei 14.651/2011 – Cria o Programa estadual de fomento à economia popular solidária no Estado de São Paulo – PEFES e dá outras providências.

Lei 14.365/2011 – Institui a “Política de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama” no Estado, e dá providências correlatas.

Beth Sahão nas redes:

 

 

2 Comments

  1. Davis José Scatena
    30/10/2023 at 14:49

    Beth sou de Itajobi, vc me conhece a um bom tempo desde 2006 quando junto com o Kim Regassini, Toninho Chefe, Edmilson entre outros fazíamos campanha para vc aqui no município, estou com intenção de sair candidato a Vereador pelo partido, como sei que vc teve apoio do amigo Fabiano Greggio, e agora ele está sendo empossado como presidente do PL, gostaria de saber se haverá possibilidade de ter seu apoio desde a minha pré candidatura. Caso vc tenha tempo quando estiver na região, gostaria de marcar um encontro para podermos conversar melhor, deixo meu contato 17- 997218266, desde já agradeço pela atenção.

  2. Márcia Regina Oliveira Santos
    08/10/2025 at 16:51

    Em nome dos pesquisadores científicos do estado de São Paulo agradeço imensamente sua persistência na defesa de nossa carreira e posicionamento contra o nefasto PL 09/25! Grande abraço!
    PqC Márcia Regina Oliveira Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *