Tucanos armam cortina de proteção ao secretário da Educação

31/10/2017

Crédito:

A Comissão de Educação e Cultura, presidida pela deputada Beth Sahão, aprovou nesta terça-feira, 31/10, o requerimento do deputado Luiz Turco para convidar o secretário da Educação, José Renato Nalini, a prestar esclarecimentos sobre o fechamento de 7 mil salas de aula no período de 2015 a 2017. O secretário também deve ser questionado sobre os planos de dar continuidade ao projeto de reorganização escolar, que implica fechamento de mais vagas na rede pública de ensino.

Na pauta da comissão constavam também outros nove requerimentos que tratavam da convocação do secretário para prestar esclarecimentos sobre diversas decisões da sua pasta que afetam diretamente docentes, servidores da educação e estudantes, inclusive um pedido de Beth Sahão para que ele explicasse os efeitos sobre a educação do PL 920/2017, que trata do congelamento dos gastos nos próximos dois anos. Entretanto, a base do governo derrubou esses pedidos.

Deputados da oposição destacaram que o secretário não compareceu à reunião convocada pela comissão no primeiro semestre, na qual deveria prestar contas das ações do primeiro quadrimestre. De lá para cá, novas maldades foram feitas pelo governo contra o ensino no Estado. Porém, a Assembleia não teve nenhuma oportunidade de questionar Nalini, que vem sendo blindado pelos deputados governistas.

Em novembro, o secretário deve comparecer à Alesp por força de lei estadual que obriga os titulares das secretarias a prestarem contas periodicamente. Veremos se, dessa vez, os tucanos não impedirão o livre debate.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *