Terça-feira – Deputados do PT em trabalho de resistência contra ruindades tucanas. Uma delas é a privatização da Sabesp

22/08/2017

CENA POLÍTICA

Crédito:

Depois de uma audiência pública marcada pela presença de trabalhadores e de representantes dos movimentos sociais, que demonstraram a fragilidade dos argumentos do governo sobre a necessidade de criar uma nova empresa para controlar a Sabesp, a bancada governista simplesmente virou as costas para as discussões e correu para aprovar parecer favorável ao PL 659/17, em congresso de comissões, nesta terça (22).

Camuflagem
Os petistas questionaram a afirmação do presidente da Sabesp de que não se trata de privatização. Para Marcos Martins, é privatização, sim. A despeito de toda a camuflagem, o que vai acontecer na real? A população vai pagar muito caro para ter água.

O mal
Geraldo Cruz destacou que decreto assinado por Alckmin em 2012 fixou a meta de universalização da coleta e tratamento de esgoto até 20120. “Como vai cumprir essa meta, se nem nos municípios onde atua a Sabesp consegue oferecer os serviços necessários à população?” Por que os tucanos gostam de fazer tanto mal? Por que tanta urgência?

Projeto obscuro
“Quem ouve o governo, parece até que o projeto é o melhor do mundo. Se é tão bom, por que não debatê-lo lá no fundão da Zona Leste? Acham que esse projeto vai melhorar o serviço na região? Não votaremos um projeto que não tem clareza”, disse Zico Prado.

Projeto obscuro II
A votação no afogadilho levanta suspeitas. Segundo Beth Sahão, há algo no conteúdo da proposta que ainda não conseguimos desvendar. Ela entende que a discussão deveria ser regionalizada para atender a diversidades de situações do saneamento. E acrescentou: não se surpreendam se amanhã a nova empresa for privatizada. Isso está no DNA tucano.”

Água pros States
O interesse de Nova York nesse projeto não é à toa, Para o deputado Barba, quem cuida das águas nos EUA é o Exército americano. Lá a água é um bem estratégico. Se os tucanos falam que não se trata de privatização, então que isso fique claro no PL.

Forças ocultas
Os tucanos dizem que a SABESP deu certo. “Deu certo para quem? Quem está satisfeito ? a não ser os acionistas? Perguntou Enio Tatto. Dizer que vai se captar capital para reinvestir em tratamento encobre uma intenção oculta: fazer caixa para outros interesses do Estado. 2018 tem campanha eleitoral.

Suspensão já
José Américo propôs a suspensão da tramitação do PL 659/2017. “O que a medida vai significar para o funcionalismo e para o consumidor? A Sabesp foi criada para prover água e esgoto para a população. Hoje, ela não oferece esses serviços satisfatoriamente. No entanto, ela pode ser considerada saudável economicamente. Precisamos entender a dimensão e as consequências das mudanças propostas.”

O filho de Alckmin
Audiência pública não é esmola, disse João Paulo Rillo. O debate público precisa ter consequência. “Precisamos organizar uma trincheira. Não há condições de se colocar um monstrengo desse em votação acelerada.” Para Rillo, Alckmin faz isso porque precisa enfrentar o outro monstro que criou: Dória Jr, o extermindador do público.

PT não dará paz
*Alencar Santana Braga*disse que cobrará o compromisso de colocar no PL a meta de universalização da coleta e tratamento de esgoto no Estado. Ele vai apresentar emenda para garantir o controle social da empresa, por meio de um conselho gestor de recursos hídricos, com participação paritária do governo, dos trabalhadores e da sociedade.

Saúde só para ricos
Fora Alckmin! foi o grito que ecoou hoje entre os presentes na reunião do SindSaúde na Alesp para falar da situação da Saúde no Estado. Alencar Santana lembrou das obras da periferia, em hospitais e postos de saúde, “que estão um horror por causa do Governo da desigualdade de SP”. O deputado Barba lembrou da luta pela criação do SUS há 30 anos atrás, e do enfrentamento de Dilma e Padilha pelo Mais Médicos.

Mulheres de responsa
Foi aprovado hoje em Congresso de Comissões o Projeto de Lei 352/17, do deputado Luiz Turco, que dá direito a mulher da titularidade da posse e/ou propriedade de imóvel vindo dos Programas Habitacionais do Governo do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *