Meio Ambiente
No discurso em plenário nesta quinta-feira, 20/9, o deputado Enio Tatto (PT), autor do projeto do Dia Sem Carro no Estado de São Paulo, deu ênfase ao Dia Mundial sem Carro, que acontecerá neste sábado, 22/9, quando todos poderão contribuir com o alerta de socorro do nosso planeta, afirmou Tatto.
O deputado lembrou que no Estado de São Paulo existem 5 milhões de veículos e 500 novos carros entram em circulação diária na capital. Tatto disse ainda que o dia sem carro não é novidade no mundo na França a mobilização existe desde 1997.
O petista admitiu que se o transporte público fosse mais eficaz o número de adeptos à programas como o dia sem carro seria maior. Temos a falta de estrutura mínima de transporte coletivo, a cidade de São Paulo, e o Estado sofrem o mesmo problema. Os gestores públicos e o estímulo ao individualismo resultou em cidades focadas em veículos individuais e não coletivo.
O discurso do deputado ressaltou o problema sério da cidade de São Paulo e os municípios do Estado que não incentivam o uso de bicicletas além da falta de ciclovias e transportes de massa como metrô e trens de superfície que estão muito aquém das demandas .
Segundo o deputado o dia Sem Carro deve ser um compromisso de cada cidadão que pensa no futuro de nossa cidade, pelo dia 22/9 ser em um sábado, Tatto tem a expectativa de maior facilidade de engajamento.
Leia Artigo
Mobilização estadual no Dia Sem Carro
