USP Leste
Foi aprovado na tarde desta quarta-feira (19/10), na Comissão Permanente de Ciência, Tecnologia e Informação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o requerimento do deputado do PT Simão Pedro . O deputado solicita a convocação do reitor da Universidade de São Paulo USP, João Grandino Rodas, para prestar esclarecimentos sobre a situação do Campus da USP-Leste, dentre outras questões.
A implantação do campus da USP-Leste contou com intensa participação da Assembleia Legislativa, através da Comissão Especial de Acompanhamento da Implantação da USP-Leste, garantindo, inclusive, aprovação de recursos orçamentários, além de repasse oficial de ICMS. O campus foi inaugurado em 2009, com 10 cursos e sob uma intensa expectativa da população da região.
Hoje, a USP-Leste conta com cerca de 5.000 alunos (10% do total de alunos), mas recebe somente 1,4% dos recursos direcionados pela Universidade.
Recentemente, sob encomenda da reitoria e sob a coordenação do Prof. Adolfo Melphi, realizou um estudo propondo readequação dos cursos com o fim do curso de obstetrícia, corte de vagas de vários cursos e apontando a possibilidade de um curso de Politécnica. No entanto, como o relatório do Prof. Melphi vazou para a imprensa, gerando uma crise, a situação ficou congelada.
