Representantes dos sindicatos que integram o Fórum das Seis, que agrega trabalhadores das universidades públicas paulistas, estiveram, em 01/06, na Assembléia. A manifestação faz parte da campanha para o aumento dos repasses para as universidades de 9,57% para 11% dos recursos da Educação, já que neste momento tramita no Parlamento o projeto da LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias, enviado pelo Executivo. Os funcionários reivindicam também melhores salários.
Renato Simões, líder da Bancada do PT, destacou a oportunidade da discussão com a alteração no quadro político da Assembléia, com a recente eleição de um presidente que não é do partido do governador Geraldo Alckmin. O PSDB presidiu o Legislativo por sucessivos dez anos e o relator da LDO foi sempre o mesmo deputado tucano nesse período, que se caracterizou pela restrição à adoção de emendas dos parlamentares para aperfeiçoar a Lei.
Hamilton Pereira, vice-presidente da Comissão das Relações do Trabalho, Maria Lúcia Prandi, presidente da Comissão de Educação, e Roberto Felício receberam os manifestantes e hipotecaram apoio à suas reivindicações. Os trabalhadores seguiram da Assembléia para ato realizado em frente à reitoria da Unesp.
