Proximidade das eleições faz Serra gastar mais em propaganda

11/09/2008 15:37:00

GASTOS COM PUBLICIDADE

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Como as eleições são municipais, o governo do Estado não tem restrições para gastos com a propaganda. A verba de publicidade empenhada pelo governo tucano, de janeiro a agosto de 2008, foi de R$ 107,8 milhões, ou seja, 64% mais que em 2007: R$ 65,7 milhões.

Os gastos só cresceram de acordo com a proximidade da campanha eleitoral. Até maio os valores não passaram de R$ 5,3 milhões mensais. Em junho, o maior valor do ano, foram R$ 12,9 milhões; em julho e agosto, a marca superou os R$ 10 milhões.

Leia abaixo matéria publicada no Jornal da Tarde – 11/9/2008

Serra gasta mais em publicidade

 

 

Despesa cresceu à medida em que se aproximava período de campanha eleitoral

O governo do Estado, nas mãos de José Serra (PSDB), aumentou gastos com propaganda nos 8 primeiros meses do ano em 26% sobre o mesmo período do ano passado. O valor empenhado (prometido para gasto) também subiu 64% de janeiro a agosto. E neste ano os números aumentaram de acordo com a proximidade da campanha eleitoral.

Como as eleições não são estaduais, o governo, ao contrário da Prefeitura, não tem restrições para gastos com propaganda. Segundo o Sistema de Informações Gerenciais da Execução Orçamentária (Sigeo), entre janeiro e agosto de 2007, o governo gastou R$ 38,4 milhões. No mesmo período deste ano, foram R$ 48,6 milhões (26% mais). A verba empenhada,de janeiro a agosto de 2008, foi de R$ 107,8 milhões, 64% mais que em 2007: R$ 65,7 mi.

Neste ano os gastos só cresceram: até maio os valores não passaram de R$ 5,3 milhões mensais. Em junho, maior valor do ano, foram R$ 12,9 milhões; em julho e agosto, a marca superou os R$ 10 milhões.

Em nota, a Secretaria de Comunicação informa que, com as propagandas, presta contas e informa a população. Diz ainda que o governo implantou programas como a Nota Fiscal Paulista, que só funcionam se a população souber do que se trata, e ressalta que publicidade consome 0,09% do total do Orçamento desse ano.

O diretor da ONG Transparência Brasil, Cláudio Weber Abramo, vê alavanca para candidatura de aliados. “Não só na Capital, mas no Estado todo. O governante usa a propaganda em benefício de seu partido”, avalia. “A contratação de agências de publicidade por governos deveria ser proibida não só em períodos eleitorais, mas sempre”.

Uso da máquina

O governo tem contratos com três agências. Uma delas é a Lua Branca, do filho do publicitário Luiz Gonzales, que já trabalhou em campanhas de Geraldo Alckmin (PSDB) e hoje se dedica à do prefeito Gilberto Kassab (DEM), aliado de Serra. Dentre as propagandas do governo, está um vídeo em que usuário do metrô diz que seu sorriso vai “de orelha a orelha”, pois demora menos tempo no trajeto de casa para o trabalho. Ele começou a ser veiculado em agosto, em plena corrida pela Prefeitura, e deve ser alvo de representação do PSOL na Justiça Eleitoral.

“Foi feito no momento em que o centro das atenções da campanha é o transporte”, afirma Carlos Giannazi, candidato a vice-prefeito na chapa de Ivan Valente. “Beneficia nitidamente o Alckmin e o Kassab”.

A equipe de Marta Suplicy (PT) também reclama. “É uso da máquina pública. A propaganda valoriza Serra e o candidato que ele apóia, que ainda não sei quem é”, afirma o coordenador da campanha petista, Carlos Zarattini. Para o coordenador da campanha de Geraldo Alckmin, Edson Aparecido, não há relação entre as propagandas e a campanha tucana, e ela não traz benefícios a Alckmin.

Cláudio Weber Abramo

Diretor da Transparência Brasil

“(A propaganda) alavanca a candidatura de aliados. Não só na Capital, mas no Estado. O governante usa a propaganda em

benefício de seu partido.”

PROPAGANDA

R$ 48,6 milhões

foi quanto o governo Serra já pagou por publicidade neste ano: 26% a mais do que em 2007.

R$ 107,8 milhões

é o valor total empenhado entre janeiro e agosto: 64% a mais do que no mesmo período do ano passado

 

 

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