Meio Ambiente
Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, nesta terça-feira, 25/3, a criação da Área de Proteção Ambiental APA da região de Campinas. A APA de Sauá, como é chamada no Projeto, abrange os municípios de Valinhos, Itatiba, Louveira e Vinhedo, tem como objetivo central a adoção de critérios ambientais de desenvolvimento sustentável para região.
Com esse projeto a região de Campinas garante a proteção de área de preservação ambiental da qualidade e quantidade dos recursos hídricos, preservação da mata nativa além da recuperação das matas ciliares, declarou o deputado Enio Tatto (PT), integrante efetivo da Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia.
O parlamentar petista aponta ainda para o desenvolvimento do turismo na região, a APA cria uma perspectiva da conservação ambiental além da captação de recursos que propiciem melhor qualidade de atividade turística. O ecoturismo, as empresas privadas de hotelaria e de animação cultural poderão contar com parcerias do Poder Executivo a fim de motivar o turismo responsável na região, declarou Tatto.
Com preocupação em agilizar a aprovação da criação da APA de Campinas em Plenário os deputados Tatto e Célia Leão (PSDB) coletaram 15 assinaturas de parlamentares para solicitar a tramitação em urgência e aprovação do Projeto.
Com a criação da APA os agricultores da região, precisarão redobrar os cuidados no uso de agrotóxicos e no descarte de embalagens. Elas precisarão passar por uma tríplice lavagem, além de serem devolvidas nos postos de recebimento credenciado, onde foi adquirido o agrotóxico.
