Finanças
O governador José Serra enviou nesta sexta – feira, dia 28/09, o projeto de Orçamento Estadual 2008, por volta das 17 horas, e deixou no setor de informática um CD, para que fosse disponibilizado num link do site do Legislativo Paulista.
Este foi o tratamento que o governador tem dado ao Poder Legislativo e ao primeiro Orçamento elaborado por ele para o Estado de São Paulo, que chegou a Casa de R$ 92,2 bilhões.
Segundo observações preliminares da Bancada do PT o governador sinaliza de ampliação da receita em 12,1%, e anuncie elevação nos investimentos, mas ignora o excesso de arrecadação que em agosto deste ano chegou a casa de R$ 6,2 bilhões.
Para a Bancada do PT, Serra não tem um projeto de planejamento para o Estado de São Paulo. Um dos sinais é que o governador ainda não enviou o PPA – Projeto de Plano de Plurianual, que deveria anteceder a lei de Orçamento.O PPA é o projeto de governo para ser executado nos quatro anos de mandato. Serra por enquanto tem omitido este documento e até o momento não enviou-o ao Legislativo Paulista, mas o menciona em vários programas e ações do governo na Lei de Orçamento, enviada para a Assembléia.
Para o líder do PT deputado Simão Pedro o governador do PSDB quer lançar programa de obras com vistas às eleições presidenciais de 2010. “ “Identificamos obras como, a ampliação do Metrô, da CPTM e reformas de estradas vicinais, todas com grande impacto”, mas que são cortinas de fumaça, afirmou o deputado.
Simão lembrou que o Estado de São Paulo, tem problemas e grandes demandas nas áreas de segurança pública, com destaque a defasagem salarial dos policiais, superlotação dos presídios, baixo rendimento escolar entre tantos outros, que o governo tem ignorado.
