Ministro Mercadante se encontra com Bancada paulista do PT

04/06/2012

Educação

Crédito: PT Alesp

“Nós temos muito que mostrar na área da educação”, aponta ministro em almoço com a Bancada

Deputados estaduais da Bancada paulista, prefeitos, vereadores, pré- candidatos e integrantes da Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores participaram do concorrido almoço com o ministro da Educação Aloizio Mercadante, nesta segunda- feira, 4 de junho.

Ações dos projetos Brasil Carinhoso, que oferecerá até três refeições às crianças de zero a seis anos; construção de 5.500 creches por meio do Programa Pró- infância; entrega de 3.100 ônibus para transportes escolares, sendo que cerca de 700 desses veículos serão adaptados para crianças deficientes, entre outros o Programa Alfabetiza são alguns dos projetos do governo federal que o Ministro discorreu no início de sua chegada, em declaração à imprensa.

Logo na abertura, Mercadante ressaltou a importância do encontro com os parlamentares e lideranças partidárias para a difusão das medidas e ações do governo federal em São Paulo na área da educação acolher sugestões.

O ministro informou aos participantes que o governo federal está oferecendo um milhão de bolsas do Pronatec; entregará mais quatro universidades públicas federais; a intensificação do projeto Brasil Sem Fronteiras com parcerias e intercâmbios com universidades internacionais, principalmente nas áreas da medicina, engenharia e tecnologia; assim como o projeto Mais Educação, que ampliará a carga horária escolar para 7 horas de ensino, com maior grade curricular nas disciplinas de matemática, português e ciências. “Nós temos o compromisso de ampliar a malha os sistemas educacionais do país e qualificar o ensino das nossas crianças e jovens”, destacou Mercadante’.

Na ocasião o líder da Bancada, deputado Alencar Santana, manifestou a satisfação dos deputados petistas de serem recebidos pelo ministro. “Este encontro é de suma importância para estreitar nossa relação com o governo federal e nos apropriarmos das diferenças de concepção de políticas e compromissos com educação. Enquanto, aqui no Estado de São Paulo os seqüentes governos do PSDB, a educação não tem um projeto claro e de continuidade, apontou”, o líder da Bancada no Parlamento paulista.

Diálogo com a Bancada

O presidente estadual do PT, deputado Edinho Silva, elogiou a disposição do ministro Mercadante em dialogar com as lideranças de São Paulo. ”Este é um exemplo explícito do compromisso partidário, como militante orgânico que cumpre as tarefas partidárias e que já confirmou sua participação nas principais cidades do Estado durante processo eleitoral”, enfatizou.

Já Simão Pedro, presidente da Comissão de Educação na Assembleia Legislativa, ressaltou que a Bancada faz constante oposição ao programa educacional do PSDB. “São Paulo só não vive uma tragédia maior na educação, por conta dos compromissos dos professores e diretores que levam o compromisso com educação do nosso Estado bravamente.”

O parlamentar lembrou ainda que São Paulo ainda não tem um Plano de Educação e que o governo Alckmin tem resistido a implementação da jornada da Lei do Piso, que estabeleceu que um terço de horas atividades extraclasse.

A deputada Telma de Souza apresentou preocupação com a infraestrutura da Universidade Federal de Santos que ficou abalada após tromba d’água, recentemente.

Enio Tatto ressaltou que a população da cidade de São Paulo tem sido prejudica com a postura do atual prefeito em não adotar os programas e parcerias com o governo federal na construção de creches.

Enquanto Marco Aurélio solicitou mais informações quanto aos cursos de medicina onde estariam disponíveis as informações e a deputada Beth Sahão, pré candidata a prefeita de Catanduva, reivindicou a presença do ministro nas cidades do interior para fazer debates com a população local e com a militância petista.

Mercadante ao ponderar as questões levantadas pelos deputados, disse que tem o compromisso de contribuir na construção e difusão do projeto petista na área da educação, apontou que das 250 mil vagas abertas nas universidades federais, houve apenas 8 mil casos de problemas. “É necessário cuidado para não entrarmos na agenda da oposição e fomentar a visão elitista que quer dimensionar os problemas e minimizar os feitos do governo federal,” alertou o ministro.

O ministro lamentou que alguns prefeitos por opção política acabaram por não levar as cidades os benefícios das ações do governo federal e frisou a necessidade de pactos entre as instancias administrativas para elevar a qualidade da educação no nosso país.

A Bancada dos deputados estaduais esteve representada por Alencar Santana, Antonio Mentor, Beth Sahão,Enio Tatto,Edinho Silva, João Antonio,João Paulo Rillo,José Zico Prado, Geraldo Cruz,Marco Aurélio, Marcos Martins, Luiz Claudio Marcolino e Telma de Souza.

Compromisso com a educação inclusiva e de qualidade

A seguir o ministro elencou outra série de atividades e ações na pasta que conduz. Segundo Mercadante o Enem é o segundo maior concurso público mundial, atrás do China, o qual o ministro informou também já sofreu fraudes.

O ministro informou que as provas do Enem mobilizam homens do exército, das polícias civis e militares dos Estados da federação e que tem aperfeiçoado para incluir públicos específicos como a linguagem de libras, braille e outros recursos para as mais variáveis necessidades.

Mercadante salientou que o governo federal tem como prioridade absoluta o combate ao analfabetismo e para tanto, contratará mais 400 mil professores que terão formação continuada para aprimorar o ensino e as crianças também serão continuamente avaliadas.

A construção de 250 mil quadras esportivas também foi mencionada como mais um recurso d atendimento aos alunos da rede pública, assim como o projeto da Escola Tempo Integral, voltada para os estudantes do ensino médio, em parceria com as redes do Senai. A constituição de 61 centros de alta tecnologia, com o aporte de R$ 2 bilhões de investimentos ao Pronatec , e o Fies que oferece linha de crédito aos estudantes nas universidades privadas e agora, receberá mais um estímulo;- os alunos que fizerem medicina e licenciatura e trabalharem na rede pública pagarão apenas 40% dos custos dos cursos, foi outra medida anunciada e enaltecida pelo ministro.

Por fim, Mercadante conclamou a participação de prefeitos e governadores para que em parceria com o governo federal e reafirmou o compromisso de na medida do possível participar de maneira propositiva e afirmativa nos debates sobre as políticas públicas do governo federal nas conquistas adquiridas.

Prefeitos parceiros

O encontro contou também com a presença de alguns prefeitos petistas, como a prefeita de Cubatão Márcia Rosa, e Araçatuba Cido Serio, Sérgio Ribeiro de Carapicuíba, de Motuca esteve presente o petista João Fascineli, que deu o depoimento que em sua gestão informatizou toda a rede educacional da cidade e ainda restou dinheiro do Fundeb. Também participaram os prefeitos Claudio Maffei de Porto Feliz e Edmur Pereira Buzzá da cidade Dourado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *