Ministro apresenta à Bancada ações integradas de combate à violência

11/04/2013

José Eduardo Cardozo

Crédito:

A série de ações, programas e projetos desenvolvidos pelo Ministério da Justiça compôs o cardápio do almoço do ministro José Eduardo Cardozo, com a Bancada dos deputados estaduais petistas, prefeitos, vereadores, dirigentes sindicais e secretários municipais de segurança pública.

O ministro informou que o ministério tem em elaboração o projeto de Procons municipais, que é mais um instrumento de interlocução com os municípios na execução de política de segurança pública e cidadania.

Também estão entre as ações integradas com os municípios, o combate ao crack e as Teleconferências, que orientam municípios com menos de 200 mil habitantes para o Programa Crack, é possível vencer, que já capacitou mais de 105 mil agentes em 2012.

Segundo o ministro, a falta de um sistema para a elaboração do mapa da violência, a partir das ocorrências nos Estados, é um complicador para elaboração de ações estruturantes de segurança pública. “O ministério tem que ser propositivo e produzir política a partir de dados e informações”, observou.

O combate às diversas modalidades de tráficos – arma, pessoas e drogas – também é foco do ministério, em intersecção com os estados e municípios. Para Cardozo, são delitos protagonizados pelo crime organizado que devem ser enfrentados com inteligência, asfixiando a movimentação financeira, mas dentro dos parâmetros do Estado de Direito. “Para enfrentar o crime organizado é preciso ter coragem e ter a clareza que se corre riscos, mas tem que ser feito com inteligência, investigações organizadas e integradas”, explicou o ministro.

A retomada de discussões, como a redução da idade penal,foi colocada pela deputada Beth Sahão. Os deputados Alencar Santana Braga e Marco Aurélio falaram de problemas vividos no Estado como os altos índices de violência e as denúncias da existência e grupos de extermínio, foram mencionados como problemas enfrentados no Estado.

A atividade foi organizada pelos deputados Luiz Claudio Marcolino, líder da Bancada, e Edinho Silva, presidente estadual do PT, e ocorreu nesta quinta-feira (11/4).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *