Má gestão afeta periferias e região metropolitana

08/05/2009 17:46:00

Transportes

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Militantes sociais e profissionais do setor de transportes participaram, nesta sexta-feira (8/5), do Seminário Transporte Público e Cidadania em São Paulo, promovido pelo Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores e pela Bancada do PT na Assembleia Legislativa, com a participação do Setorial Estadual de Transportes e da Secretaria Estadual de Movimentos Sociais do PT.

O líder da Bancada do Partido dos Trabalhadores, deputado Rui Falcão, falou sobre a omissão do governo estadual no setor e sobre a estratégia tucana de não investimento em setores essenciais, como transportes e segurança pública, e de gasto com publicidade. “Enquanto o governo estadual não atende as demandas da população, discriminando municípios governados pelo PT, o governo federal investe em Metrô e no Rodoanel para favorecer a população paulista”, explicou.

O presidente do Diretório Estadual do PT, Edson Antônio Edinho da Silva, também destacou o fato de que o governo de José Serra divulga o setor de transportes de São Paulo sem mencionar os investimentos do governo federal. “Este será o enfoque do próximo programa eleitoral do PT. São 3 bilhões e 700 milhões do governo federal somente nas obras do Rodoanel”, disse Edinho.

35 Km em pé

O depoimento de um morador de Embu-Guaçu, município localizado a 35 quilômetros da capital, ilustra a má gestão da política de transportes no Estado. No município com mais de 70 mil habitantes, os ônibus só saem do ponto final se já estiverem com passageiros em pé. Quem pega trem, também enfrenta riscos constantes de acidentes por causa da superlotação e de detalhes da manutenção, como um enorme vão entre a plataforma e o trem.

“O Governo do Estado é omisso. Os ônibus são velhos e sucateados, pertencem a um único consórcio, que tem monopólio no município e não é sequer fiscalizado pela EMTU, e ainda falta integração com outros meios de transporte”, denunciou a presidente da Comissão de Usuários de Transportes de Embu-Guaçu, Meire Quadros.

A ausência de integração com outros meios de transporte, problema frequente na região metropolitana de São Paulo e em bairros periféricos da capital, é responsável por distorções que levam um morador de Embu-Guaçu, por exemplo, a precisar de quatro conduções para chegar ao Ibirapuera, região da Assembleia Legislativa.

O deputado Simão Pedro, que participou do debate sobre análise e propostas para o transporte público em São Paulo, denunciou este desmonte dos transportes públicos no Estado. “Houve tentativa de privatização até das bilheterias do Metrô, que o PT conseguiu impedir através de representação ao Ministério Público, mas este hábito de entregar a gestão à iniciativa privada continua na construção da Linha 4. Transporte é política pública por isso o PT luta para que o sistema seja estatal”, defendeu Simão Pedro.

O sucesso da integração – controlada pelo Poder Público – de ônibus, metrô e trem foi apresentado na palestra “Mobilidade Urbana e Cidadania” pelo ex-secretário de Transportes de São Paulo, deputado federal Jilmar Tatto, que comandou durante a gestão da Prefeita Marta Suplicy a implementação do bilhete único, o mecanismo que permite que o passageiro realize suas viagens por um determinado período pagando apenas o valor de uma passagem. “O modelo já foi copiado em muitas outras cidades e é importante que ele seja administrado pelos governos e não pela iniciativa privada”, disse Jilmar Tatto.

O Seminário de Transporte Público realizado no Auditório Teotônio Vilela faz parte da agenda de eventos que os setoriais do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores realizam até setembro. Segundo Edinho Silva, o objetivo é debater as reivindicações da população e formular um programa de governo com a participação das comunidades na elaboração de propostas para a melhoria de transportes, saúde, segurança e outros serviços essenciais.

 

 

 

 

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