José Candido lança frente em defesa da Reserva da Biosfera

02/10/2007 15:06:00

Biosfera

Crédito:

A Frente Parlamentar em Defesa da Reserva do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo foi lançada na última quinta-feira, 27 de Setembro, no auditório Franco Montoro, na Assembléia Legislativa de São Paulo.

 

Participaram do lançamento o deputado estadual José Candido (PT/SP), coordenador da Frente; Rodrigo Vitor, coordenador da Reserva da Biosfera; Sérgio Zaratin, presidente do Conselho de Gestão da Reserva, Vanessa Silveira, gerente do programa de jovens da Reserva e os deputados estaduais Adriano Diogo, Sebastião Almeida, Vanderlei Siraque e Cido Sério. Além de estudantes, militantes da causa ambiental e público em geral.

 

Com esta Frente Candido espera que o parlamento paulista busque viabilizar meios, junto à população e iniciativa privada, além de outros órgãos e entidades competentes, objetivando preservar a Reserva. “Fico feliz em ver mais pessoas preocupadas com a preservação deste tesouro natural, além de plataforma de trabalho, o meio ambiente faz parte da minha história de militância”, ressaltou o deputado.

 

Rodrigo Vitor, coordenador da Reserva elogiou a iniciativa do deputado e afirmou que a Frente já é de conhecimento da Unesco Nacional e Internacional, a qual demonstrou interesse nos trabalhos. “Estamos muito contentes com a iniciativa, nos faltava o braço parlamentar, esta Frente é mais uma estância de apoio e preservação do Cinturão”, destacou Vitor. Ele finalizou dizendo que está disposto a colaborar com todas as atividades desenvolvidas pela Frente, alimentando com informações e sendo parceiro na formação da população sobre estas e outras questões ambientais.

 

Como primeira ação da Frente o deputado José Candido sugeriu a elaboração de um curso de formação para professores sobre a Reserva da Biosfera e também para os moradores que nestas áreas residem.

 

Os primeiros docentes a serem capacitados devem ser os do Alto Tietê, desta região fazem parte das áreas protegidas e unidades de conservação abrangidas pela Reserva as cidades: Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano.

 

 

Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo

Criada em 09 de Junho de 1994 a Reserva da Biosfera é uma figura instituída pela UNESCO para abrigar uma rede de áreas, no globo, de relevante valor ambiental para a humanidade. Representa um forte compromisso do Governo local, perante seus cidadãos e a comunidade internacional que realizará os esforços e atos de gestão necessários para preservar essas áreas e estimular o Desenvolvimento Sustentável, dentro do espírito da solidariedade universal. Sua superfície abrangida é de 1.611.710 há, abrangendo 73 municípios e tendo como Bioma a Mata Atlântica e Cerrado.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *