Iniciativa inédita na História do País, Conferência reúne todos os setores da Educação em Brasília

31/03/2010 18:25:00

Conae 2010

 

Termina amanhã a I Conferência Nacional de Comunicação, a Conae 2010, uma iniciativa inédita da Presidência da República, que reuniu em Brasília representantes de todos os setores da Educação, do ensino infantil ao superior.

A Assessoria de Educação da Bancada do PT na Assembleia Legislativa acompanhou os debates, ao lado de 3 mil participantes, inclusive de delegações internacionais de países como Chile, Venezuela, Paraguai, Uruguai e Curaçao.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, foi intensamente aplaudido na abertura da Conferência, na noite do último domingo (28/03), pela instituição do Piso Salarial Nacional do Magistério, uma bandeira histórica do setor conquistada durante o Governo Lula e também pela realização da Conae. A Conferência encerra um ano de debates municipais e regionais realizados sobre todos os temas referentes à Educação no País.

Entre os temas debatidos em Brasília, destaque para o ensino público e privado, financiamento e gestão democrática da educação, avaliação, currículo, formação de professores e também os percentuais do PIB (Produto Interno Bruto) e do Pré-Sal que devem ser investidos na Educação.

Os participantes puderam também acompanhar painéis sobre a eleição de diretores de escola e reitores de universidades pela comunidade acadêmica, sobre educação e diversidade, ensino técnico e ainda um debate sobre a inclusão dos funcionários de escolas públicas na lei que instituiu o Piso Nacional dos Professores.

A proposta defendida unanimamente pelos conferencistas é a unificação dos  planos salariais e de carreira das duas categorias, professores e funcionários de escolas públicas do País.

Além da implementação do Piso Nacional, outra unanimidade entre os participantes é a necessidade de um plano de carreira para os professores para melhorar a qualidade da educação pública no Brasil.

As propostas levantadas durante as plenárias da Conae serão discutidas amanhã no encerramento da Conferência, do qual deve participar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Posteriormente, serão utilizadas na elaboração do Plano Nacional de Educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *