Pedágios
Mesmo diante da gravidade do ocorrido no Trecho Sul do Rodoanel, com o desabamento de três vigas de sustentação de um viaduto sobre a Rodovia Régis Bittencourt, no último dia 13, o governo Serra, sem a devida apuração dos fatos, já anunciou que mantém o prazo de entrega da obra para 27 de março/2010.
Também já assinou contratos para construção das praças de pedágio para o trecho. A cobrança será concedida à iniciativa privada e segundo o secretário de Transportes, Mauro Arce, confirmou que o edital que vai definir quem administrará o Trecho Sul está em fase de conclusão e deve ser lançado ainda neste ano. Serão construídas seis praças de pedágio nos
Leia a seguir matéria publicada no jornal O Estado de São Paulo (16/11/2009). Reportagem: Eduardo Reina.
Pedágio deve começar a ser cobrado em junho
O governo de São Paulo assinou os contratos para construção das praças de pedágio do Trecho Sul do Rodoanel. O prazo para a conclusão das obras é de sete meses, o que projeta o início da cobrança para até meados de junho de 2010. As pistas, no entanto, deverão estar abertas ao tráfego a partir de 27 de março, mesmo com o acidente de sexta-feira. “O ideal seria que o início da operação coincidisse com a conclusão das praças de pedágio”, disse o secretário estadual dos Transportes, Mauro Arce. São seis contratos para construção, cada um com custo médio de R$ 5,5 milhões.
A cobrança será concedida à iniciativa privada. Arce confirmou que o edital que vai definir quem administrará o Trecho Sul está em fase de conclusão e deve ser lançado ainda neste ano. “A definição agora é se a concessão terá o pagamento de outorga ao governo ou se o vencedor vai construir o Trecho Leste do Rodoanel. Espero que tenhamos essa notícia ainda neste ano”, explicou.
Serão construídas seis praças de pedágio nos
O motorista pagará tarifa no Trecho Sul uma só vez, em uma das seis saídas da via expressa. Hoje, na asa oeste, a tarifa é de R$ 1,30 para veículos de passeios. Além de permitir a ligação entre rodovias, a alça sul do Rodoanel deve ter impacto no trânsito da capital paulista por evitar que parte dos caminhões com destino ao Porto de Santos passem pela Marginal do Pinheiros e Avenida dos Bandeirantes. Estudos projetam que será possível retirar 80 mil (43%) caminhões que trafegam pela Bandeirantes diariamente e 200 mil (47%) dos que circulam na Marginal.
Dos seis pontos de pedágio previstos nesse trecho, um será na interligação com a Avenida Papa João XXIII, na cidade de Mauá, no ABC, outro na intersecção com a Rodovia Régis Bittencourt e os quatro demais nas interligações com as Rodovias Anchieta e Imigrantes.
O valor da tarifa será definido no leilão que escolherá o operador do sistema. Sairá vencedor quem oferecer a menor tarifa.
fonte: O Estado de S. Paulo
