Quinta-feira – 19 de maio
Por Iniciativa do deputado estadual Gerson Bittencourt, a Câmara Municipal de Campinas sedia no dia 19 de maio, quinta-feira, às 19h, o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Bilhete Único Metropolitano da RMC. Deputados, secretários de Transportes, vereadores, prefeitos das 19 cidades da RMC, comissões de transporte, entidades de classe, empresários do setor e movimentos populares foram convidados para o evento.
Segundo Bittencourt, o Bilhete Único Metropolitano (BUM) beneficiará milhões de usuários facilitando a circulação das pessoas, gerando economia, integração, agilidade, segurança, conforto e acessibilidade. É uma prioridade de meu mandato e sabemos que a implantação desta política pública é possível, pois já uma realidade em Campinas e em São Paulo.
A Frente é um instrumento do parlamento paulista que tem sua atuação unificada em função de interesses comuns. De caráter suprapartidário, 21 deputados assinaram a Frente Parlamentar do BUM que irá percorrer as 19 cidades da RMC para divulgar e dialogar com a população e com todos os setores envolvidos em sua implantação.
O Bilhete Único permite que o passageiro faça várias integrações de ônibus pagando uma única passagem dentro de um período de tempo. Na Capital permite ainda um preço menor nas integrações com o Metro e a CPTM. Em Campinas, o Bilhete Único proporcionou aos usuários uma economia superior a R$ 258 milhões em 2010, 450 mil passageiros/mês estão sendo beneficiados com o aumento do tempo de integração. Pesquisa da Secretaria de Transportes de Campinas demonstrou a eficácia do Bilhete Único com aprovação de 97% dos usuários.
É nossa contribuição para a erradicação do miséria no País, diretriz da presidente Dilma. O bilhete único reduz os custos para o usuário do sistema, que gastava quatro tarifas por dia e hoje gasta a metade desse valor. Nos pequenos percursos o usuário concluiu ida e volta pagando uma só passagem, explica o deputado, que foi secretário de transportes em Campinas e em São Paulo durante a implantação do bilhete único nestas cidades.
Compõem a Frente Parlamentar do BUM os deputados estaduais Gerson Bittencourt (PT), Cauê Macris (PSDB), Rogério Nogueira (PDT), Chico Sardelli (PV), Feliciano Filho (PV), Ana Perugini (PT), Célia Leão (PSDB), Alencar Santana, Dilmo dos Santos (PV), Telma de Sousa (PT), Enio Tatto (PT), Edinho Silva (PT), Geraldo Cruz (PT), Luiz Moura (PT), Antonio Mentor (PT), Leci Brandão (PC do B), Luiz Claudio Marcolino (PT), Simão Pedro (PT), Pedro Bicardi (PC do B), Alencar Santana (PT).
