Frente realiza seminário sobre direitos das mulheres no dia 30/3

27/03/2009 17:11:00

Mulheres

 

A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, coordenada pela deputada Ana Perugini, realiza na segunda-feira, dia 30/3, o I Seminário de Estudos Espaço Mulher 2009. O tema do seminário, que marca os 22 anos de atividades do Espaço Mulher, será “Das novas leis em defesa dos direitos das mulheres até a realidade atual, em nossa sociedade”. Perugini, que também é advogada, fará a palestra de abertura sobre a nova legislação.

Nesta questão, o gênero feminino vive um momento de conquistas, já que a Lei de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, conhecida como Lei Maria da Penha e sancionada pelo presidente Lula em agosto de 2007, tornou bem mais rigorosa a pena prevista para os agressores.

O presidente Lula também criou no primeiro dia do seu governo a Secretaria Especial de Políticas Para as Mulheres, com o objetivo de desenvolver políticas públicas para a melhoria de vida das brasileiras. A realidade das mulheres carentes e das instituições que as atendem será tema de uma das palestras do Seminário, que terá depoimentos de Naiá Duarte, do Projeto Mulher Viva, Norma Gulart Ballarini, da assistência social do Templo de Umbanda Cacique Pai Pena Branca, que atende mulheres carentes na zona norte da capital, Marilda dos Santos Lima da Silva, do Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, e Rosmary Corrêa, do Conselho Estadual da Condição Feminina do Estado de São Paulo.

O escritor e professor Antonio Carlos Cassarro, do Conselho Regional de Administração, vai falar sobre a intolerância na sociedade atual como obstrução ao sucesso da carreira profissional das mulheres.

Desemprego e assédio na crise

Também membro do Conselho Regional de Administração, a professora e escritora Teresinha Covas Lisboa fará uma palestra sobre o sentimento da mulher vítima de assédio moral nas organizações institucionais. O assunto tem sido muito debatido nos últimos dias, já que os casos de assédio moral cresceram com a crise. Desde o final de 2008, mais de mil trabalhadores entraram na Justiça paulista alegando humilhações e ameaças no emprego, que são mais freqüentes contra as trabalhadoras.

Reportagem publicada nesta quarta-feira no Jornal Diário de S Paulo revela que as demissões em fevereiro, provocadas pela crise global, atingiram principalmente as mulheres.

O advogado Eduardo Salles Pimenta fará palestra sobre “a honra das mulheres sob o ponto de vista dos direitos humanos, cível e penal”. A poeta Diva Zanini e a cantora e violonista Maura Fernandes encerram as as atividades.

I Seminário de Estudos Espaço Mulher 2009

dia – 30 de março (segunda-feira)

horário – 14 horas

local – no Auditório Teotônio Vilela – Assembleia Legislativa de São Paulo

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *