Saúde pública
No sábado (27/8), será realizado um ato público pela reabertura do Hospital Sorocabana, no bairro da Lapa, na Capital. A iniciativa conta com o apoio do deputado estadual Luiz Claudio Marcolino e do vereador Carlos Neder, que vêm investigando uma série de irregularidades envolvendo o hospital.
Em setembro, o hospital completará um ano de fechamento. Alvo de inúmeras denúncias de irregularidades e desvio de recursos, nesse período nenhuma atitude efetiva por parte dos governos estadual e municipal foi tomada para apurar e punir os responsáveis pelo atual situação da daquela unidade e nem para possibilitar sua reabertura.
Construído num terreno cedido pelo governo do Estado de São Paulo em 1955, para a Associação Beneficiente dos Hospitais Sorocabana – ABHS, por meio de Escritura Pública de Doação, gravada com restrição de seu uso para fins exclusivamente relacionados à prestação de serviços de saúde, além de proibição de Venda do Imóvel ou seus Equipamentos, e da previsão de destinação de todos esses bens, em caso de dissolução da Entidade, à Fazenda do Estado de São Paulo.
Em setembro de 2010, a direção do hospital anunciou a interrupção de suas atividades com dívidas trabalhistas, com fornecedores e prestadores de serviços; inúmeras auditorias; desavenças internas entre administradores; interdições da Vigilância Sanitária; investigações do Ministério Público; empréstimos com instituições financeiras e, principalmente, suspeitas de malversação de recursos públicos.
O deputado estadual Luiz Claudio Marcolino enviou ofício ao governador, em 26 de maio, solicitando uma série de informações e questionando a omissão do Estado no caso. Nenhuma resposta foi obtida.
Frente a isso, um ato público está sendo organizado para solicitar a reabertura do Hospital Sorocabana, que já chegou a atender 20 mil pacientes/mês, na sua grande maioria pelo SUS.
ATO PÚBLICO PELA REABERTURA DO HOSPITAL SOROCABANA
data 27 de agosto (sábado)
horário 10 horas
local – Rua Faustolo, 1633 Lapa Capital (em frente do prédio do Hospital Sorocabana)
*com informações da Assessoria de Imprensa do deputado Luiz Claudio Marcolino
