Deputados petistas lançam Frente Parlamentar de Apoio à Luta Antimanicomial

18/03/2010 17:28:00

Saúde

 

O deputado Fausto Figueira lançou na tarde desta quinta-feira (18/03) a Frente Parlamentar de Apoio à Luta Antimanicomial, que reúne 23 deputados em defesa da reforma psiquiátrica na rede pública de saúde. “Retirar a liberdade dos pacientes não é alternativa de tratamento para a saúde mental”, disse Figueira durante o lançamento, que teve um desfile do Grupo Dasdoida, uma escola experimental de moda com alunos do Centro de Atenção Psicosocial (Caps) da Rua Itapeva.

Os Caps são centros de atendimento diário aos portadores de enfermidades e transtornos psiquiátricos. O tratamento oferecido é considerado uma alternativa às internações de longa permanência.

O desfile, as performances e os coloridos objetos que decoraram o Auditório Franco Montoro são resultados do trabalho artístico desenvolvido com usuários do Caps por profissionais como a médica Júlia Catunda e a estilista Márcia Pompermayer, coordenadoras do Projeto Dasdoidas.

“A apresentação do trabalho destes pacientes me lembrou do filme Bicho de Sete Cabeças, que retrata o absurdo da internação psiquiátrica. Vamos defender na Frente Parlamentar investimento na rede do Caps, sem isolar ou excluir os pacientes”, disse o deputado Simão Pedro.

O deputado Vanderlei Siraque denunciou o desmonte dos serviços de atendimento psiquiátrico no município de Santo André. Já deputada Ana do Carmo apresentou um manifesto de um agente comunitário do ABC, que reivindica verbas para o Caps de São Bernardo do Campo.

Para os deputados José Cândido e Marcos Martins, é necessário conscientizar os governantes e toda a população sobre os problemas de saúde mental.  “A tecnologia, a ciência e o meio ambiente podem contribuir para amenizar o sofrimento dos portadores de distúrbios psiquiátricos”, defendeu Marcos Martins.

Além dos deputados petistas, participaram do lançamento da Frente Parlamentar de Apoio à Luta Antimanicomial representantes das Coordenadorias Nacional, Estadual e Municipal de Saúde, do Sindicato dos Psicólogos e do Conselho Regional de Psicologia.

A paciente Shirley Eduarda encerrou a cerimônia com um hino à capela. Depois do lançamento, a psiquiatra Júlia Catunda falou sobre a reforma psiquiátrica e as novas tecnologias de saúde.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *