Consciência Negra
Os deputados Cido Sério, prefeito eleito em Araçatuba, e Simão Pedro, ambos do PT, presidiram na última segunda-feira, 17, Sessão solene na Assembléia Legislativa de São Paulo. O evento abriu a VI Semana de Comemorações da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.
Manifestações culturais do Brasil foram lembradas pelo seu centenário, comemorado este ano. Entre elas, a fundação da Tenda Nossa Senhora da Piedade, tradicional centro de umbanda e os 100 anos de nascimento de dois ícones da cultura popular: Solano Trindade (24/7/1908), poeta, pintor, teatrólogo, ator e folclorista, destacado ainda por ser o primeiro negro a escrever com especificidade para negros; e Angenor de Oliveira, o Cartola (11/10/1908), músico, poeta e um dos fundadores da Escola de Samba Mangueira.
Perspectivas
Para Cido Sério, que este ano cumpre a agenda de deputado para a data, estas manifestações que relembram a luta enfrentada pelos negros contra o racismo são válidas ao promoverem uma reflexão sobre as marcas históricas herdadas do escravismo. Temos que começar pelas reparações a esses danos se desejamos construir um país justo, com igualdade de condições para o desenvolvimento integral, considerou o deputado.
O combate ao racismo tem destaque no Programa de Governo do prefeito eleito, que entra em prática a partir de janeiro. Conforme cita a proposta, a garantia de uma Araçatuba para todos só é possível diante de igualdade de oportunidades para toda a população e, para a construção dessa realidade, será criada a Coordenadoria de Participação Popular e Afirmação de Direitos, um espaço para discussão, reflexão e mobilização a favor da efetivação dos direitos, independente de gênero, raça e orientação sexual.
