Deputado volta a pedir o fim de celas nas santas casas da Alta Paulista

09/04/2008 13:07:00

Segurança

Crédito:

O deputado Donisete Braga (PT) voltou a denunciar em pronunciamento da tribuna da Assembléia Legislativa, em 7/4, a existência de celas nas santas casas do interior do Estado para atender presidiários. “Há um mês e meio visitei a região da Alta Paulista. Naquele momento não havia presos na Santa Casa de Pacaembu. Nesste último fim de semana retornei ao local e encontrei dois presos sendo atendidos”, disse.

Donisete Braga observa que além de tirar vagas da população, o atendimento aos presos em hospitais públicos coloca em risco os profissionais da saúde e as pessoas que procuram auxílio médico. Os riscos ocorrem, acrescenta, principalmente durante as tentativas de fuga ou de resgate. “Como em boa parte dos 35 municípios da região existem penitenciárias o mais correto seria o governo do Estado construir um hospital penitenciário para atender a população carcerária”, defende o deputado.

O parlamentar lembra que a partir da primeira constatação de existências de celas na Santa Casa de Pacaembu para atender presos ingressou com representação ao Ministério Público Estadual (MPE) pedindo providências. Na representação, além de Pacaembu, citou a existência de celas também nas santas casas de Mirandópolis, Osvaldo Cruz e Lucélia. “Agora apelo ao governador José Serra para que peça ao secretário da Administração penitenciária o fim das celas nas santas casas e ofereça uma alternativa de atendimento médico aos presos da região”.

Atual 1º secretário da Assembléia Legislativa, Donisete Braga defendeu ainda no pronunciamento o revigoramento econômico da região. Para ele a Alta Paulista já foi a região do café, arroz, amendoim e da agropecuária, mas agora o que lá predomina é a cultura de cana-de-açúcar. “A Alta Paulista poderá redescobrir a sua vocação e retomar o potencial econômico desde que Estado descentralize os investimentos”, comenta.

Para o deputado, a conclusão das obras da ponte sobre o rio Paraná, ligando São Paulo ao Mato Grosso do Sul, é uma iniciativa que poderá atrair investimentos à região. “A obra está sendo concluída com recursos do Estado e do Programa de Aceleração Econômica (PAC), do governo federal. Se houver planejamento, poderemos atrair investimentos que posam gerar empregos e renda para a região”, diz.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *