Emergências
O 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Donisete Braga (PT), enviou nesta terça-feira, 18/11, Indicação ao governador José Serra solicitando a realização de estudos para a criação de um sistema de comunicação exclusivo que facilite o atendimento emergencial no Estado de São Paulo. O serviço seria por meio de rádio, telefonia fixa e telefonia móvel, permitindo que taxistas, caminhoneiros, condutores de ambulâncias e outras categorias que operam radiocomunicadores e percorrem muitos quilômetros nas cidades e estradas de nosso Estado, comuniquem com presteza, sigilo e segurança as emergências por eles testemunhadas.
Conforme o deputado, pesquisas realizadas com a população revela que uma das maiores preocupações é com a escalada da violência, que atinge todos os cidadãos, não importando se residem nos grandes centros ou em municípios mais remotos. Tal situação tem levado os governantes a procurarem soluções destinadas a prevenir e combater a ação dos bandidos, que têm demonstrado cada vez mais ousadia na realização de seus atos ilícitos, justifica.
Donisete Braga defende que é preciso contar, além de uma corporação policial bem treinada e remunerada, com a ajuda da população em geral e, especialmente, com a de alguns profissionais. Tendo em vista a atividade que exercem, muitas vezes se deparam com a ocorrência ou a iminência de um crime, ou mesmo de uma catástrofe ou acidente, observa.
Dessa forma, na opinião do deputado, se a esses profissionais forem dadas condições para agirem prontamente, informando aos órgãos competentes a situação poderá a Polícia ou o Corpo de Bombeiros atuar na prevenção ou minoração dos riscos e dos efeitos da ação criminosa. Na Indicação, ele sugere um cadastro que teriam dados confidenciais das pessoas que voluntariamente e sem qualquer contraprestação por parte do Poder Público se dispusessem a prestar esse serviço de utilidade pública.
