Plenário
O deputado petista Rui Falcão foi eleito com 91 votos para a 1ª Secretaria da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (15/3). O petista será 1º secretário durante o biênio 2011/2013. Tradicionalmente, a Assembleia é dirigida pelo presidente, 1º e 2º secretários.
O papel da Bancada do PT na Mesa Diretora será abrir o Legislativo para a participação popular e recuperar as prerrogativas parlamentares para que os deputados possam atuar em temas que atualmente estão restritos à Câmara Federal, como o transporte e a questão agrária, explicou Rui Falcão, que ressaltou também a necessidade de rever a data da posse na Assembleia para que coincida com os demais Legislativos do País.
Na sua primeira sessão como 1º secretário, o deputado petista acaba de conduzir as eleições do 2º secretário da Casa, o deputado Aldo Demarchi (DEM), e do 1º vice-presidente, Celso Giglio. Neste momento, o deputado coordena a votação do 2º vice-presidente da Assembleia.
Jornalista e advogado, o petista está em seu terceiro mandato como deputado do PT. Rui Falcão estreou na Assembleia em 1990; em 1999, foi eleito deputado federal e, em janeiro de 2001, licenciou-se do mandato para assumir o cargo de secretário de Governo da cidade de São Paulo, durante a gestão da prefeita Marta Suplicy.
No início da sessão, o deputado Barros Munhoz (PSDB) foi reeleito para a Presidência da Assembleia. Após a posse, as bancadas partidárias no Legislativo ficaram com a seguinte composição: PT, 24; PSDB, 22; PV, 9; DEM, 8; PMDB, 5; PSC, 4; PPS, 4; PTB, 4; PDT, 4; PSB, 3; PCdoB, 2; PRB, 2; PR, 1; PP, 1; e PSOL, 1.
Este quadro poderá sofrer alterações futuras, já que alguns deputados foram empossados mediante liminar e o TRE ainda pode divulgar listas com mudanças feitas a partir de decisões judiciais.
Leia também:
. 4ª Secretária, Telma de Souza será a única mulher na Mesa Diretora
