Educação
O deputado Donisete Braga destacou em pronunciamento da tribuna da Assembléia Legislativa, em 19/8, o aumento no número de estudantes de baixa nas universidades brasileiras. Segundo ele, de
“Este é um fato muito positivo porque até há pouco tempo os estudantes, especialmente da rede pública, tinham como meta apenas a conclusão do ensino médico. As dificuldades de ingresso na universidade particular eram muito grandes para parcela significativa da população. Hoje, felizmente, este cenário tem se alterado devido à política educacional do presidente Lula”,acrescentou o 1º secretário.
Para o futuro, ele prevê o aumento ainda maior de estudantes de baixa renda nos bancos universitários. “Daqui para frente, em curto espaço de tempo, muito mais jovens depois de concretizar o ensino médio terão oportunidade de ingressar nas universidades em busca de conhecimento, aprendizado e principalmente da capacitação profissional”, comentou. Em 2006, segundo ele, entraram nas universidades 360 mil estudantes de baixa renda a mais do que em 2004.
O deputado diz que esse aumento decorre da política econômica do governo federal. “A política econômica do presidente Lula está numa posição muito segura, a inflação está controlada, as indústrias e os serviços têm gerado empregos”, frisou. Entretanto, observou que ao mesmo tempo em que a economia vai bem, faltam profissionais capacitados para preencher a demanda por empregos, “lacuna que o governo do presidente Lula está preenchendo com a construção de 214 escolas técnicas no País”.
